- O que pode dizer um homem que fez o voto de se dedicar a Deus a outro que está plenamente convencido de Deus não existe?
O que pode ouvir um crente de um ateu? O que um ateu pode aprender? São questões assim que guiaram o encontro entre o padre Fábio de Melo e o historiador Leandro Karnal e resultaram neste livro. Um debate rico e respeitoso entre um cético e um católico que oferece uma referência importante aos brasileiros crentes e não crentes.
Com coragem para provocar um ao outro e humildade para aceitar os argumentos, os autores discutiram pontos fundamentais, como se o mundo é melhor ou pior sem Deus e se a religião ajuda ou atrapalha.
Questionaram o quanto a fé faz falta e discutiram as esperanças, os medos e a morte no horizonte de quem crê e quem não crê. Crer ou não crer é o resultado de muitas horas de conversa entre um dos padres mais amados do país com um dos mais populares historiadores. Uma obra que irá agradar e enriquecer milhões de leitores.
- Buda nos ensina a não acreditar nessas 7 coisas:
Vários sábios mestres passaram pelas vidas do povo Kalama, por isso não sabiam mais quem carregava consigo a verdade. Eles viviam em confusão e não sabiam qual deles seguir.
Em busca de ajuda, pediram a Buda para lhes dizer em quem deveriam colocar sua confiança.
No entanto, receberam uma resposta oposta. Buda lhes ensinou as coisas nas quais não deveriam acreditar.
Você provavelmente já passou por situações de dúvida e incerteza em relação a pessoas. Muitas parecem boas demais para serem reais, e outras são tão o oposto, que não há como pensar que não seja uma tática para serem notadas.
Não precisamos nos tornar discípulos de Buda, mas seus ensinamentos podem iluminar nossas mentes e nos ajudar a lidar com momentos de dúvida.
Abaixo estão 7 coisas nas quais não devemos acreditar, de acordo com Buda:
1. Não acredite em boatos
Existem muitas pessoas tóxicas que espalham informações falsas, com a intenção de prejudicar outra pessoa ou conseguir vantagem sobre aqueles ao seu redor. Da mesma maneira, pessoas também espalham boatos positivos, mas falsos, para provocarem dúvidas e dividir-nos em grupos. Defina sua posição apenas depois de conhecer os verdadeiros fatos.
2. Não se sinta forçado a acreditar em tradições, apenas porque vêm de tempos muito anteriores aos seus e existem em milhares de lugares. Não é só porque algo é antigo que é totalmente verdadeiro. Além disso, a sabedoria também pode ser criada por você, hoje mesmo.
3. Não acredite em algo que imaginou, por pensar que, de tão incrível, só pode ter sido uma iluminação de um deus ou um ser poderoso. Algumas coisas realmente só existem em nossas cabeças.
4. Não acredite em uma coisa apenas porque ela o deixa em posição de vantagem ou porque sua popularidade força-o a enxergá-la como verdadeira. Se você não concorda com tal coisa, é livre para acreditar no que é mais verdadeiro, em sua visão. Porém, não seja hipócrita em pregar algo em que não acredita, para obter vantagens.
5. Não acredite em nada, apenas porque seus mestres ou responsáveis forçam-no a acreditar. Temos direito a nossa própria opinião e a vivermos nossa verdade.
6. Não acredite em suposições. Faça uma pesquisa para depois decidir acreditar ou discordar de algo. Não seja influenciável.
7. Não acredite em nenhuma doutrina apenas por reverência. Teste sua integridade, assim como o ouro é provado pelo fogo. Valorize sua liberdade de escolha sendo crítico e analisando as doutrinas existentes.
- PORQUE NÃO ACREDITO NO DEUS DA BÍBLIA..
- Papai Noel, crer ou não crer ?
- Ateus não acreditam em Deus ou nas Religiões?
- DESTINO ACREDITAR OU NÃO ACREDITAR!
- Acredita em simpatias? A ciência explica o porquê
- Monstros: você acredita ou não?
- Crer ou não crer, eis a questão
- Acreditar ou não acreditar na web?
- DEVO ACREDITAR EM HORÓSCOPO?
- Acreditar ou não em videntes?
- Mitos e esclarecimentos para o uso das cartas