- O tempo dura bastante para aqueles que sabem aproveitá-lo. Leonardo Da Vinci
“Como eu queria ter mais tempo!” Quantas vezes você já disse isso? De certo modo, o tempo iguala as pessoas — os ricos e poderosos têm a mesma quantidade de tempo que os pobres e humildes. Além disso, nem o rico nem o pobre podem acumular tempo. O tempo que passou não volta mais. Então seria sábio fazer bom uso do tempo que temos. Como?
Vejamos quatro estratégias que têm ajudado muitas pessoas a aproveitar bem seu tempo.
- Estratégia 1: Seja organizado
Defina suas prioridades. Certifiquem-se das coisas mais importantes. Faça uma lista do que você precisa fazer e determine se uma tarefa é importante, urgente, ou ambas. Lembre-se de que algo pode ser importante, por exemplo, fazer compras no supermercado, mas nem sempre é urgente. E o que talvez pareça ser urgente, por exemplo, assistir a seu programa de televisão favorito que está começando, pode não ser tão importante assim.
Planeje-se. Agir com sabedoria assegura o sucesso. O que isso significa? Assim como um lenhador vai perder menos tempo se afiar seu machado, você vai conseguir usar melhor seu tempo se planejar suas atividades antes de começá-las. Deixe para depois ou descarte as tarefas não essenciais, que só servem para consumir seu tempo e energia. Se sobrar algum tempo depois de completar uma tarefa, aproveite esse tempo para adiantar outra. Quando você se planeja, sua produtividade aumenta.
Simplifique sua vida. Saiba dizer “não” às coisas que não são importantes ou que só consomem tempo. Ter atividades e compromissos demais pode sobrecarregá-lo e tirar sua alegria.
- Estratégia 2: Fuja dos “ladrões” de tempo
Indecisão e hábito de adiar as coisas. O hábito de adiar as coisas rouba tempo e produtividade. Um lavrador que espera pelas condições perfeitas para plantar pode acabar não semeando nem colhendo. Da mesma forma, se não tivermos cuidado, podemos acabar permitindo que o medo das incertezas da vida nos transforme em pessoas indecisas. Ou talvez achemos que uma decisão só pode ser tomada se tivermos todos os detalhes sobre um assunto. É claro que, antes de tomarmos uma decisão importante, precisamos examinar bem o assunto. Mas, na realidade, toda decisão envolve alguma incerteza.
Perfeccionismo. É elogiável que alguém queira dar o seu melhor. Mas quando fixamos padrões muito altos, podemos ficar desapontados e até mesmo fracassar. Por exemplo, uma pessoa que está aprendendo outro idioma precisa entender que vai cometer erros e que vai aprender desses erros. Por outro lado, um perfeccionista pode morrer de medo de falar algo do jeito errado — uma atitude que vai prejudicar seu progresso. É muito melhor sermos modestos e termos expectativas razoáveis. Os modestos e humildes não se levam a sério demais nem têm medo de rir de seus erros. - SEU TEMPO VALE GRANA. “Na verdade, você não paga as coisas com dinheiro, você as paga com tempo.”
- Estratégia 3: Seja equilibrado e realista
Equilibre trabalho e recreação. Um pouco de descanso é bem melhor do que um punhado duplo de trabalho árduo e um esforço para alcançar o nada. Quem é viciado em trabalho, "WORKAHOLIC", geralmente não aproveita bem o resultado do seu “punhado duplo de trabalho árduo” porque não tem tempo ou energia para isso. Enquanto que o preguiçoso escolhe um “punhado duplo” de descanso e desperdiça todo o seu tempo precioso. Trabalhe bem e aproveite o resultado de seu trabalho. Fazer isso é um presente seu para você mesmo e para o seu progresso profissional.
Durma o suficiente. A maioria dos adultos precisa dormir cerca de oito horas por dia para estar bem em sentido físico e emocional. O sono também nos beneficia no sentido cognitivo, porque ajuda na concentração, na memorização e no aprendizado. Por isso, dormir é uma forma de usar bem o tempo. Não dormir o suficiente dificulta o aprendizado e torna a pessoa propensa a erros, a acidentes e a se irritar com facilidade, sem citar os problemas de saúde que surgirão, com certeza.
Defina objetivos realistas. Contentar-se com o que os olhos veem é melhor do que sonhar com o que se deseja. O que isso significa? Uma pessoa sábia não permite que desejos ou sonhos controlem sua vida, principalmente os irrealistas ou os impossíveis de alcançar. Assim, ela não se deixa seduzir pela propaganda enganosa nem pelo crédito fácil. Em vez disso, ela aprende a se contentar com o que realmente está a seu alcance — “o que os seus olhos podem ver”.
- Estratégia 4: Seja guiado pelos valores certos
Analise seus valores. Seus valores podem ajudar você a avaliar o que é bom, o que é importante e o que vale a pena. Se sua vida fosse uma flecha, então seus valores apontariam para onde essa flecha deve ir. Por isso, ter bons valores pode ajudar você a definir as prioridades certas na vida e a usar melhor o seu tempo. Onde você pode encontrar esses valores? Muitas pessoas têm encontrado na leitura de bons E-books on line, ou nos exemplos de textos relevantes, bem filtrados na internet.
Coloque o amor em primeiro lugar. O amor “é o perfeito vínculo de união. Sem amor, é impossível ser feliz e se sentir emocionalmente bem, em especial na vida familiar. Quem ignora esse fato, talvez por colocar a carreira ou o dinheiro em primeiro lugar, está investindo em sua própria infelicidade.
Reserve tempo para a meditação. Ouça músicas relaxantes e suaves, ria o suficiente, reencontre-se com sua criança interior. Aquela que já fomos um dia está aí dentro de nós, adormecida com o tempo, rejuvenesce-a, acorde-a, de vez em quando, Isso, com certeza, lhe dará a sabedoria necessária para aproveitar bem, não apenas seu dia, mas também bem melhor a sua vida.