sábado, 22 de agosto de 2015

Automedicação permitida - Deixe que o alimento seja o teu remédio. (Hipócrates)

Alimentação saudável diária deve incluir frutas, verduras e legumes. Uma alimentação leve e rica em frutas, verduras e legumes é muito importante para a saúde. Este é o resultado de diversas pesquisas científicas.
Cinco ao dia é o consumo indicado para trazer mais saúde, bem estar e felicidade ao seu dia-a-dia.
É super fácil: alimente-se ao menos 5 vezes ao dia com uma porção de frutas, verduras e legumes. Uma porção (cabe dentro da mão) corresponde a cerca de 120 g para um adulto. Isto significa que você deve ingerir ao todo 600 g de frutas, verduras e legumes por dia. O melhor é dividir entre 3 porções de legumes e 2 de frutas. Não vale substituir por um copo de suco de frutas, saiba por que:
Apesar do consumo da fruta ser o ideal, para quem realmente não consome, o suco natural poderia ser uma boa opção, principalmente se comparado aos sucos industrializados. Os sucos concentrados ou mesmo os sucos de caixinha não tem os mesmos nutrientes do suco natural, além de maior quantidade de açúcar. O suco natural tem somente o "açúcar da fruta", a frutose.
Os sucos concentrados, na sua maioria, principalmente os sucos de caixinha encontrados no mercado não é indicada para o consumo. “Eles contêm uma grande quantidade de açúcar, ou adoçantes nas versões light e diet, e aditivos químicos (corantes, aromatizantes, acidulantes), que estressam o organismo e levam ao acúmulo de toxinas, atrapalhando o seu funcionamento

 
Outra questão sobre essa troca foi levantada em um estudo publicado recentemente pelo British Medical Journal. A pesquisa analisou se o consumo de suco de frutas aumentaria o risco do desenvolvimento de diabetes tipo 2, quando comparado ao consumo de frutas.
Segundo o estudo, o hábito de beber todos os dias um ou mais copos de suco de fruta aumenta em até 21% as chances de uma pessoa desenvolver diabetes tipo 2 .
Em contrapartida, trocando os sucos por um consumo frequente de quaisquer frutas, o risco de diabetes cai em aproximadamente 7%.
A explicação para isso é a  perda de fibras quando retiramos a fibra do alimento, as taxas de açúcar no sangue aumentam mais rapidamente.
Vale lembrar, que mesmo com esse "ponto contra" o suco de frutas, ele ainda é a melhor substituição para refrigerantes, sucos industrializados e bebidas com gás. Ou você pode aumentar a quantidade de fibras do seu suco acrescentando outros alimentos fonte de fibras, como: linhaça, couve, chia. Bater a fruta com a casca também minimizaria essa perda, não fosse a grande quantidade ofertada de agrotóxicos, presente de grego das supostas delícias naturais.
Você pode abusar do que deseja comer. A variedade de frutas, verduras e legumes frescos é grande e sortida. Procure variar bastante, assim você compensa a diferença de nutrientes em cada alimento. Aproveite a variedade de época, complementando-a com alimentos congelados e secos.
Uma boa sugestão de menu é a seguinte: alimente-se de flocos/cereais no café-da-manhã, sempre incluindo uma fruta. Se tiver fome mais tarde, belisque uma cenoura ou beba um copo de suco de frutas ou de legumes. Inclua sempre uma porção de legumes e verduras cozidas no seu almoço e coma uma fruta no meio da tarde. Aproveite o jantar e delicie-se com um belo prato de salada e legumes crus.
Além de tudo isto eu substituo o leite de animais pelo leites vegetais, principalmente os combinados de arroz integral e sementes de girassol e também, o pão, matinal e vespertino, por uma tapioca, pela manhã e outra à tarde, feitas na minha frigideira preferida, acompanhada sempre de uma banana prata amassada com garfo e misturada a uma colher de sopa, rasa, de farelo de amendoim, que deixo num frasco de vidro reservado.
Este farelo obtive secando e torrando levemente os amendoins numa frigideira, retirando-lhes as cascas e, simplesmente, batendo-os no liquidificador. Fica tipo uma paçoca natural de amendoins, adocicada, por si só, sem nenhum aditivo. Uma delícia rica em aminoácidos, nutritiva e saudável para valer.
Alimentação saudável e consequente longevidade repleta de saúde e bem estar próprio é, nada mais do que, uma questão de disciplina e amor-próprio elevados, com uma enorme pitada de bom senso e autocrítica, quando, neste caso, deve-se dar prioridade alimentar-se com o cérebro e não como o fazem os peixes, pela boca.
Afinal, por que carga de sandices é um "ser humano" levado a ingerir ou inalar substâncias que lhes são tóxicas e tão nocivas à saúde?.
Somos, de fato, nossos maiores inimigos, simples assim.