domingo, 8 de abril de 2018

ALIMENTAÇÃO - IOGURTE - Probióticos - Benefícios dos probióticos para o nosso organismo ...

  • Já ouviu falar nos probióticos? 
São micro-organismos vivos, conhecidos como “bactérias boas”, que, quando consumidos em quantidades adequadas, trazem efeitos benéficos à saúde e favorecem o equilíbrio da microbiota (flora) intestinal e seu melhor funcionamento. Os mais comuns e conhecidos são Bifidobacterium e Lactobacillus.  Conferir as dicas dos nutricionistas.

Como funciona o processo envolvendo os probióticos no nosso corpo?


Ao serem ingeridos, vão para o intestino e ali se integram à flora (microbiota) já existente, sem se fixarem, mas auxiliando no trabalho de absorção de nutrientes, tais como cálcio, ferro, vitaminas do complexo B, além de facilitar na digestão da lactose. O desequilíbrio dessa flora intestinal é chamado de disbiose e resulta na diminuição das bactérias “boas”, com a consequente aumento da quantidade de bactérias causadoras de doenças.


As bactérias “boas” exercem efeitos inibitório de bactérias patogênicas. Os possíveis mecanismos de atuação: produção de compostos bactericidas, competição por nutrientes e a disputa por espaço com as patogênicas, alteração do metabolismo microbiano, estímulo da imunidade do hospedeiro através do aumento dos níveis de anticorpos e macrófagos.


Quais alimentos são ricos em probióticos?


Iogurtes  feitos com adição de probióticos, Bio Rich, por exemplo, e Kefir. Outros alimentos com adição de fermentação, vendidos comercialmente, podem possuir, além de sódio, outros elementos químicos nocivos a saúde.


Há probióticos em todos os iogurtes e leites fermentados?


Nem todos iogurtes e leites fermentados contêm os probióticos. Por isso, é importante observar se nas embalagens apresentam as palavras: vivo, ativo, cultura viva ou probióticos, além de outros aditivos.


Também podemos encontrar probióticos em medicamentos?


Os probióticos também são comercializados como suplemento alimentar, em cápsulas ou pó para solução oral, que podem ser comprados nas farmácias, drogarias e lojas de produtos naturais. Fugindo do natural, necessitamos a orientação de um profissional em nutrição, ou de um médico bem informado.

 
Quais os benefícios dos probióticos? 


- SISTEMA IMUNE: têm efeito imunoestimulante, melhorando a respostas das células da imunidade.

 
- REDUÇÃO DE DIARREIAS: quando causadas pelo uso de antibióticos (que matam as bactérias boas e ruins), os probióticos ajudam no restabelecimento da flora intestinal.


- REGULAM O FUNCIONAMENTO INTESTINAL: melhora da disbiose, diminuindo o risco de doenças inflamatórias intestinais, como síndrome do intestino irritável, doença de crohn.


- PREVENÇÃO DE CÂNCER DE CÓLON: devido ao equilíbrio entre bactérias boas e patogênicas, os micro-organismos parecem neutralizar as mutações genéticas estimuladas pelos tumores.


- MELHOR ABSORÇÃO DE NUTRIENTES: por melhorarem o funcionamento do intestino, ajudam na absorção de nutrientes.


-AJUDAM NA DIGESTÃO DA LACTOSE: em casos de intolerância à lactose, os micro-organismos aumentam a enzima que facilita a digestão da lactose.


Quem tem intestino regulado, pode fazer uso diário dos probióticos?

 
Pode sim, ajudando na melhora da flora intestinal e na renovação de bactérias “boas”.  


Com que frequência deve-se ingerir?


Para sentir os efeitos benéficos é importante fazer uso de forma constante, uma vez ao dia e as doses devem corresponder a pelo menos 10 unidades formadoras de colônia (UFC) de bactérias dos grupos Bifidobacterium e Lactobacillus.


Os efeitos positivos são imediatos?


Os resultados podem ser notados após 7 dias de uso constante e devem estar associados a uma alimentação adequada e hábitos de vida saudáveis.


Quais os cuidados?


Os probióticos são termo-sensíveis e com uma vida curta, por isso os alimentos que contêm esses componentes devem ser mantidos bem refrigerados até o seu consumo.

  •   Iogurte grego é bem pior do que o natural caseiro
  •  Fermento-Bio-Rich