sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Vida breve - Relaxe e aproveite o agora com calma e paz

  • Não ganhais nada...
Digo-vos: praticai o bem. Porquê? O que ganhais com isso? Nada, não ganhais nada. Nem dinheiro, nem amor, nem respeito, nem talvez paz de espírito. Talvez não ganheis nada disso. Então por que vos digo: Praticai o bem? Porque não ganhais nada com isso. Vale a pena praticá-lo por isto mesmo. (Fernando Pessoa)
  • Estado de espírito
A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não vão lhe proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito. (Dalai Lama)
  • Mantenha a calma e a paz interior diante dos problemas.
Você tem dificuldade de lidar com seus problemas? Vive adiando, empurrando com a “barriga” para o mais longe que puder, até não poder mais? Tem medo do que pode acontecer caso você não tome a melhor decisão, e por isso não decide nada?

Se você tem alguma dessas sensações que acabei de te falar, leia até o final! Irei te ajudar através de 3 passos simples, como adotar uma postura emocional eficiente para resolver os seus problemas.
  • A Verdade que nunca contaram a Você
Temos que analisar sem medo e honestamente a situação, imaginando o que de pior poderia acontecer, e caso isso ocorra, procurar aceitar todas as consequências, se necessário.

Quando estamos preocupados, a nossa mente passa de uma coisa à outra, pensamos mil e uma coisas, mas geralmente todas são inúteis e sem foco no problema,  e perdemos todo nosso poder de resolução.

Por outro lado, quando nos obrigamos a enfrentar o pior, ou aceitamos mentalmente, eliminamos todas as ideias vagas que nos assombram, nos colocando em uma posição que nos permite concentrar no espírito do problema, mais popularmente dizendo, “direto na veia”, do problema que precisamos resolver.

A verdadeira paz vem da aceitação do que pode acontecer de pior conosco. Creio que, psicologicamente, isso significa liberação de energia.
Isso mesmo, quando já aceitamos o pior, não temos mais nada a perder.
Isso automaticamente significa que temos tudo a ganhar depois de pensar nas piores coisas que poderiam acontecer.

Então vamos praticar um pouco? Caso você tenha algum problema em mente, aproveite para realizar esse exercício que irei revelar logo abaixo para você, e conforme for realizando os passos, escreva em um papel, agenda, celular, qualquer lugar que fique registrado e você consiga ler depois.
  • 1 – Pergunte a si mesmo: Qual a pior coisa que poderá me acontecer?
Isso mesmo, conforme escrevi anteriormente, esse é um passo importante para podermos deixar para trás pensamentos inúteis, e focarmos diretamente na solução do problema;
  • 2 – Prepare-se para aceitar o pior, se for preciso.
Quando aceitamos o pior que nos pode acontecer se não conseguirmos lidar com o problema da maneira como queríamos, o que sobra é somente coisas que não nos importa mais, com isso você já esta matando as suas emoções, pensamentos negativos, sua ansiedade, para poder seguir para o próximo passo;
  • 3 – Calmamente, procure melhorar a situação, partindo do pior.
Agora sim, quando nós partimos da pior situação, estamos preparados emocionalmente para tomar a decisão que melhor nos atende, sem se deixar levar pelas emoções, e sim analisando os fatos pertinentes ao problema (Tenho um vídeo explicando um pouco mais sobre como você pode analisar os fatos bem aqui).
  • Conclusão
Como eu disse no começo do texto, as dicas são extremamente simples, mas muito úteis e que quase ninguém nos ensinam. Siga esses passos sempre que puder e perceba a diferença na postura de como você irá lidar com os seus problemas.
  • - Douglas Silva - viva com excelência