segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Desmaios - O que acontece no corpo quando desmaiamos?

  • Em geral, o desmaio é resultado de uma queda na pressão sanguínea.
Como a cabeça fica no alto do corpo, ela é a primeira parte a sentir a diminuição da circulação, o que leva à falta de oxigênio no cérebro e à perda de consciência. Antes do desmaio, a baixa no nível de oxigênio no sangue faz as células da retina não funcionarem direito, deixando a visão escura ou com pontos pretos, enquanto os sons vão ficando cada vez mais distantes. Normalmente, quando a pessoa cai no chão e a cabeça fica no mesmo nível do resto do corpo, a circulação volta ao normal. Quando chega aquela sensação de tontura e perda de visão, o melhor é prevenir a queda, sentar e abaixar a cabeça.
 

Mas uma pessoa também pode desmaiar por falta de glicose no sangue. “Isso é comum entre os adolescentes, quando eles não tomam café da manhã. Como gastam muita energia, no final da manhã a glicemia está muito baixa, causando o desmaio. Nesse caso, deve-se dar logo um copo de água com açúcar”, diz o neurofisiologista Paulo Henrique Bertolucci, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Também conhecido como síncope, o desmaio pode ainda acontecer por causa de doenças, como arritmia cardíaca, que prejudicam a circulação sanguínea.
  • Melhores maneiras de carregar o celular
Todo dono de celular já ouviu recomendações como "não deixe seu aparelho carregando a noite inteira", "não use seu telefone enquanto ele estiver carregando" ou "só carregue o celular quando acabar a bateria".
 

Mas, nos últimos anos, as baterias dos celulares evoluíram consideravelmente e alguns truques já são obsoletos.
 

A maioria das baterias de smartphones, como os da Samsung ou da Apple, é de íon de lítio. Elas carregam mais rápido, pesam menos e têm uma vida útil mais longa.
 

Então, quais recomendações são verdadeiras e quais não passam de mitos?
 

A BBC Mundo fez uma pesquisa para desmascarar algumas dessas lendas. Confira.
 

A) É melhor esperar a bateria acabar para recarregar o celular

- Falso. Carregar o celular frequentemente não prejudica as baterias.
Apple diz: "Recarregue a sua bateria de íon de lítio a qualquer hora. Não há necessidade de usar 100% dela antes de recarregá-la."
 

Há quase um consenso entre especialistas em tecnologia que a carga ideal para uma bateria de íon de lítio varia entre 20% a 80% de sua capacidade. Segundo eles, mantê-la dentro desses parâmetros é ideal para aumentar a vida da bateria.
 

Em outras palavras: não é recomendável manter seu celular 100% carregado ou deixá-lo chegar a zero.
 

Os especialistas também sugerem desligar ou reiniciar o aparelho pelo menos uma vez por semana para maximizar o potencial da bateria.
 

B) É errado deixar o telefone recarregando durante a noite toda
 

- Falso. Os smartphones de hoje são suficientemente inteligentes para saber quando a bateria é recarregada por completo e deve parar de carregar, enquanto o aparelho ainda estiver conectado à fonte de energia.
 

C) Carregadores "não oficiais" são ruins e podem danificar a bateria
Os carregadores originais, da mesma marca do celular, são os mais adequados para recarregar o telefone.
 

Mas muitas das vezes eles são caros e os usuários acabam recorrendo a alternativas.
 

Carregadores menos conhecidos e de marcas mais baratas também funcionam.
 

O problema, na verdade, está nos carregadores "piratas", de fornecedores desconhecidos, que não foram projetados especificamente para o telefone que o usuário quer recarregar.
 

Alguns nem sequer carregam os dispositivos de maneira adequada ou demoram muito tempo para fazê-lo.
 

Portanto, a dica é sempre suspeitar de carregadores ilegítimos e extremamente baratos.
 

D) É errado usar o telefone enquanto ele estiver recarregando
 

- Em geral, não há nenhum problema em usar o telefone enquanto ele estiver recarregando.
 

Histórias assustadores vêm alimentando esse mito: em julho de 2013, a chinesa Ma Ailun, de 23 anos, foi eletrocutada ao responder a uma ligação em seu iPhone 5 enquanto o telefone estava recarregando.
 

Casos semelhantes foram amplamente divulgados pela imprensa internacional.
 

Na maioria dos incidentes, a culpa recaiu no uso de carregadores não originais e de má qualidade.
 

Se o usuário utiliza um carregador de qualidade, não deve ter nenhum problema de segurança.
 

A Apple recomenda "deixar o telefone recarregar por pelo menos 10 minutos antes de utilizá-lo", quando a bateria de um iPhone está praticamente vazia e ao recarregá-lo aparece uma tela preta.
 

"Então você pode usar o telefone enquanto ele ainda estiver recarregando", diz a empresa.
 

Por outro lado, usá-lo enquanto estiver recarregando não tem nenhum efeito negativo sobre o processo.
 

Pense que mesmo quando você não está ativamente usando o telefone durante o carregamento, o aparelho está trabalhando: ele pode estar conectado a uma rede sem fio e receber informações.
 

E) O telefone carrega mais rápido no modo avião?
 

- Sim, mas a diferença é pequena. Se você colocar um celular para carregar no modo avião o processo será um pouco mais rápido do que o normal.
 

Isso porque o modo avião desativa as opções de acesso à rede 3G e ao Wi-Fi, e assim o telefone utiliza menos bateria durante o carregamento.
 

A desvantagem desse truque é que, enquanto o aparelho estiver no modo avião, não pode receber ligações ou acessar a internet.
 

A reportagem da BBC Mundo colocou o mito à prova e comprovou que carregar 10% do celular com o modo avião ativado é 1 minuto mais rápido do que pelo método tradicional.
 

F) Recarregar o celular no computador é mais demorado?
 

- A velocidade com que um celular é carregado depende da potência elétrica dos acessórios usados nesse processo.
 

No caso da Apple e dos iPhones, por exemplo, essa potência varia de acordo com as especificações técnicas dos cabos e carregadores.
 

A energia elétrica ou potência define a velocidade à qual a energia é transferida, de modo que a potência mais, antes de recarregar a bateria.
 

A potência elétrica define a velocidade que a energia é transferida. Dessa forma, quanto maior for a potência, mais rápido a bateria será carregada.
 

Por exemplo, um carregador de iPhone tem 5 watts de potência enquanto que um cabo de USB ligado ao computador tem 2,5. - Nesse caso, usar o carregador é mais rápido.