- LibreOffice
Um dos maiores competidores da Microsoft nessa área e um dos maiores representantes dos softwares livres é o LibreOffice, uma ferramenta que substitui não apenas Word, Excel e PowerPoint, mas também outras opções de serviços. Ele é uma alternativa, por exemplo, para quem quer desenhar ou criar bancos de dados.
Os aplicativos desse pacote suportam a maior parte dos formatos usados nos editores da Microsoft e da Apple (os programas do iWorks) e possuem uma interface bem parecida com a do Office antigo, antes de ele passar a funcionar no sistema de abas na parte de cima da tela. É possível importar fontes, criar gráficos, tabelas e muito mais, de acordo com o programa que você está usando.
Para criar textos, planilhas e apresentações, essa pode ser a alternativa que você esperava para deixar de usar o Office de maneira ilegal. Os softwares livres estão cada vez mais completos e fáceis de serem usados, com interfaces que fazem com que qualquer pessoa que já usou um editor desse tipo possa aprender a mexer em poucos minutos. Além do Windows, este app está disponível também para o Mac e o Linux.
- Zoho Work
Naturalmente, substitutos para Word, Excel e PowerPoint existem nessa suíte de ferramentas e são ótimos para quem está procurando uma alternativa para parar de usar o Office. É preciso criar uma conta neste serviço usando um email válido, mas isso serve apenas para organização e para que você possa guardar alguns arquivos na nuvem e abri-los em outro local. Você ganha 5 GB de espaço para isso, gratuitamente.
É possível criar documentos e salvá-los no seu computador usando as mais famosas extensões de arquivos de texto, planilhas e apresentações. Ou, se você precisar, pode abrir qualquer item compatível para editá-lo neste serviço online. Ou seja, se você tem uma conexão com a internet sempre à disposição, esta pode ser a melhor ferramenta para substituir o pacote Office no seu dia a dia.
- Apache OpenOffice.org
Os três principais aplicativos são os substitutos do Word, Excel e PowerPoint e eles trazem opções de layout, configurações visuais avançadas, barras laterais de acesso rápido, compatibilidade visual de templates e muito mais. Todos os programas são abertos em um só — na hora que você acessa o programa existe uma tela para escolher que tipo de ferramenta deseja usar.
Assim como o LibreOffice, você pode usar o Apache OpenOffice.org também no Mac e no Linux gratuitamente e com as mesmas ferramentas do Windows. Todos os arquivos criados em um sistema operacional são facilmente abertos em outro, diminuindo assim os problemas de compatibilidade entre computadores com sistemas diferentes.
- Google Docs
A melhor vantagem dele é que os aplicativos estão conectados à sua conta do Google, o que permite abrir rapidamente qualquer documento do seu Drive e editar na nuvem. Outra boa ferramenta é a permissão de edição colaborativa, que se torna mais fácil aqui já que praticamente todo mundo possui uma conta no Google para fazer o login e entrar em um grupo de edição de algum arquivo.
O Google Drive pode ser instalado no computador, porém apenas para acesso rápido aos documentos. Ou seja, para criar e editar os seus arquivos usando este serviço é preciso uma conexão com a internet. Uma vantagem disso é que ele salva tudo instantaneamente e de maneira automática. Ou seja, se a sua conexão cair ou mesmo se o seu computador for repentinamente desligado, tudo fica salvo na nuvem.
- Microsoft Office - Alternativas melhores e gratuitas