sábado, 9 de abril de 2016

AUTOMEDICAÇÃO - ANTIBIÓTICO NATURAL E VERDADES DA NUTRIÇÃO

  • ORÉGANO - Quais são as propriedades do orégano
O orégano é uma das ervas aromáticas mais utilizadas no âmbito culinário. Tanto é assim, que o usamos para condimentar praticamente qualquer prato de comida, seja carne, peixe ou pasta. Podemos utilizar suas folhas secas ou frescas, tudo dependerá do tipo de uso que queiramos dar a ele. Provavelmente em sua cozinha você terá esta erva, mas sabia que além de complementar nossos pratos o orégano conta com muitas propriedades benéficas para nossa saúde? 
 

Devido ao seu alto conteúdo em timol e ácido rosmarínico, o orégano é um potente antioxidante natural. Estas propriedades antioxidantes ajudam nosso organismo a eliminar os radicais livres, favorecendo a saúde de nossas células e evitando o envelhecimento precoce.
 

Outra das propriedades mais difundidas do orégano é a antifungicida. Isto quer dizer que tem a capacidade de combater os fungos. Desde a antiguidade, tem sido utilizado para conservar os alimentos por mais tempo, bem como ingrediente natural para elaborar remédios caseiros contra doenças de caráter micótico.
 

Do mesmo modo, o orégano também conta com propriedades antibióticas e antibacterianas. Numerosos estudos demonstram que seu alto teor em carvacrol, um tipo de fenol, favorece a eliminação de bactérias de nosso organismo. Ao ser um potente antibiótico natural, também podemos utilizá-lo para tratar problemas da pele de caráter bacteriano como a acne.
 

Além disso, graças a esta concentração de carvacrol e timol, o orégano também tem propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias, ideais para manter a saúde dos nossos músculos em perfeitas condições e combater doenças de caráter inflamatório, como a artrite.
 

Outro dos benefícios mais populares do orégano é sua capacidade de combater problemas ocasionados por parasitas internos. Assim, suas propriedades antiparasitárias são perfeitas para tratar doenças deste calibre, como lombrigas intestinais.
 

Por último, destacam-se suas propriedades digestivas, já que o orégano favorece o correto funcionamento do sistema digestivo e permite tratar e evitar problemas derivados da indigestão, como vômitos, diarreias, flatulência, constipação, etc.
 

Uma das melhores formas de incluir esta erva aromática tão benéfica em nossa alimentação é através do óleo de orégano. Podemos fazer vapores com ele e inalá-los, misturar umas gotas em nosso xampu habitual para combater os piolhos, ou consumi-lo diretamente em saladas, por exemplo.
  • Como fazer óleo de orégano
O óleo de orégano é uma preparação benéfica. Orégano é uma erva aromática que tem propriedades antissépticas, antibacterianas, antifúngicas, antiparasitárias e antivirais. Seu nome científico é Oreganum vulgare e seu nome popular é de origem grega, que significa "alegria da montanha". O seu óleo é utilizado no preparo de alimentos, bem como para a massagem. O óleo essencial de orégano pode ser extraído a partir de suas folhas, através de destilação, obtendo-se um concentrado benéfico da erva para fins medicinais e terapêuticos. No entanto, o óleo de orégano pode ser feito a partir de uma infusão da erva em um tonel de óleo.
  • O que você precisa?
    Óleo base (óleo de coco não faz mal ao aquecer)
    Orégano fresco ou seco
    Panela
    Recipiente de vidro ou pote com tampa
    Martelo de amaciar carne

  • Instruções
1 - Lave o orégano fresco e deixe-o secar. Coloque-o em uma toalha ou papel toalha e deixe secar naturalmente.
 2  - Suavemente, bata os raminhos de orégano com o martelo de carne em uma tábua de corte para romper as superfícies das folhas. Reserve.
  3 - Aqueça levemente uma xícara de óleo. Coloque em um recipiente de vidro limpo e tampe.
  4 - Coloque o orégano no óleo quente. Agite o frasco para cobrir o orégano com o óleo e para iniciar o processo de liberação do óleo do orégano no óleo de base.
   5 - Deixe repousando na geladeira durante três dias para permitir que o óleo do orégano se misture bem com o óleo de base. Use para preparar alimentos ou para massagem.

  • GENGIBRE - Benefícios do gengibre para o homem

Devido ao seu aroma e sabor característicos, o gengibre é muito utilizado em confecções, bebidas e até perfumes. No entanto, o gengibre também pode ser um grande aliado ao estado da sua saúde. São várias as vantagens que esta raiz nos trás e, ao ler este artigo, vai perceber que já deveria ter colocado este ingrediente no seu dia a dia há algum tempo. O umComo explica, em vários pontos, os benefícios do gengibre para o homem.

  • Previne aparecimento de câncer
Estudos mostram que os homens estão mais provenientes no que diz respeito a aparecimentos de câncer, pelo que convém tomar algumas medidas para prevenir o seu desenvolvimento. Os tipos de câncer mais frequentes no sexo masculino são o câncer do pulmão, do cólon e da próstata. Posto isto, é necessário tomar alguns conhecimentos e precauções de modo a diminuir a probabilidade de vir a ganhar esta doença.
 

O gengibre, entre muita qualidades, tem a capacidade de eliminar células cancerígenas dos pulmões de forma a que evite o alastramento do maligna. Aliado a este benefício tem ainda que ter em conta que o não fumar nem estar exposto a fumos de tabaco ou amianto são factores que têm muita relevância quanto ao aparecimento desta doença.
Em questões de câncer no cólon, estudos da universidade de Minnesota, comprovaram que o gingerol, um composto ativo desta raiz, promove a fluidez dos vasos sanguíneos e reduz a probabilidade de contaminação no intestino. A universidade está a desenvolver um medicamento baseado neste composto que fará parte do processo de quimio no tratamento desta área.
 

Outro tipo de câncer que afeta em grande quantidade os homens é o da próstata, e o gengibre tem um papel muito importante no sentido em que combate o aparecimento de enzimas 5-LO que sem elas as células cancerígenas que se instalam na próstata não conseguem sobreviver.
  • Gengibre previne disfunção erétil
A disfunção erétil é um problema que afeta muitos homens e várias são as causas de isso acontecer. Poderá ser provocada por problemas de distúrbios psicológicos (stress ou ansiedade), doenças hormonais, neurológicas ou vasculares, consumo excessivo de medicamentos ou por tabagismo e álcool.
 

O gengibre também consegue atuar na prevenção deste fenômeno pois, devido aos seus efeitos termogênicos, promove a dilatação dos vasos sanguíneos que por sua vez vão irrigar as células penianas. Esta especiaria também tem grandes quantidades de magnésio na sua constituição o que faz com que o corpo produza maiores quantidades de testosterona e enriquecerá a qualidade e quantidade de espermatozoides.
 

Há quem diga que o gengibre tem capacidades afrodisíacas, contudo essa palavra é usada como mito em alguns alimentos. O que a raiz tem é o poder de conseguir aumentar a temperatura do corpo que vai trazer um aumento da libido sexual, esta é a verdadeira explicação. Caso tenha problemas em ter relações sexuais com a sua esposa/parceira por falta de vontade da parte dela, sugerimos que ambos mantenham uma dieta rica em extratos de gengibre de forma a estabelecerem hábitos saudáveis quer para os vossos corpos quer para a vossa relação. No último ponto deste artigo estão recomendações de algumas receitas para utilizar o gengibre na sua alimentação.
  • Gengibre no bem estar corporal
Se tem uma vida atarefada, cheia de trabalho e quando chega a casa só lhe apetece é deitar-se na cama, existem algumas soluções que podem fazer com que os seus dias melhorem um pouco quando chega a hora do descanso.
 

A vitamina B6, o potássio, o magnésio e o cobre são alguns dos componentes desta raiz e são muito importantes em ações no nosso organismo. Elas atuam de forma a rejuvenescer a nossa condição física em vários aspectos: aceleram o nosso metabolismo, facilitam a digestão, funcionam como antioxidantes e anti-inflamatórios e até previnem sintomas de gripes e dores de garganta.
 

Através do seu poder termogênico, já referido anteriormente, fortalece o nosso sistema imunitário que faz com que nos sintamos melhores sem aquela sensação do corpo doido. O potássio e o magnésio têm um papel importante neste ponto, pois previnem as lesões musculares e abrem os tecidos musculares para que as células consigam uma quantidade de água suficiente para uma boa hidratação.
 

Por último, também podemos tirar partido dele para melhorar a nossa manhã difícil causada dos abusos da noite anterior, ou seja, podemos diminuir a sensação de ressaca através dele. Como tem a capacidade de aumentar a nossa temperatura corporal, eliminará os radicais livres juntamente com o resto das toxinas e previne a sensação de náuseas e enjoos. Podemos recomendar, de forma a curar a ressaca, um batido que contenha uma boa dose de extrato de gengibre, frutos vermelhos e tomate, que vão funcionar como libertadores de impurezas do nosso sistema.
  • Receitas com gengibre
Neste último tópico iremos dar a conhecer algumas maneira de fortalecer os seus hábitos alimentares através da utilização do gengibre nos seus cozinhados e bebidas. A maneira mais comum e conhecida do utilizar é nos refugados que poderá cortá-lo, juntamente com o alho e cebola, para fazer uma base para a sua confecção. Também pode temperar a comida com ele, mas aconselhamos que utilize gengibre em pó (cuidado com a quantidade porque o gengibre em pó tende a ser mais concentrado que o normal). Ainda na base dos temperos, se tiver curiosidade em experimentar, sugerimos que junte o pó ao seu vinagrete ou ao azeite de modo a obter um óleo mais aromático que, junto com uma salada ou uma massa, combina muito bem.
 

Se não apreciar este condimento nos cozinhados tem sempre a alternativa de o utilizar em forma de bebida. Tome em forma de chá, bebida fresca ou até mesmo bebida alcoólica como é o caso do licor de gengibre, no entanto esta última opção tende a ser um pouco doce demais tornando-se enjoativa. De forma a atenuar um pouco o sabor intenso da bebida adicione raspas de limão e um pouco de canela para fazer a combinação perfeita. As percentagens de cada ingrediente ficam ao seu gosto, pois nem todas as pessoas gostam do mesmo.
 

Basta ter um pouco de imaginação e traduzi-la para as suas receitas da forma que mais gostar e verá que vai começar a ser um amante de gengibre e que isso se transmitirá para o seu núcleo familiar e de amigos. A dose diária recomendada de gengibre é pelo menos uma colher de chá, seja ele em pó, extrato ou em raiz. Não existem contraindicações deste alimento provocar algum tipo de indigestão.
  • Benefícios do gengibre para a mulher
O gengibre é uma raiz multifacetada que traz muitos benefícios ao corpo humano. É um alimento termogênico que ajuda a regularizar o sistema digestivo, respiratório e circulatório. Esta raiz pode ser considerada como o melhor amigo da mulher, sendo que ela ajuda no emagrecimento, extermina a celulite e ajuda a prevenir as gripes e constipações. Existem várias formas de ingerir este alimento. 
  • Gengibre para emagrecer
Conhecido como um alimento termogênico, o gengibre atua como acelerador do metabolismo facilitando a digestão, deste modo o processo de queima de gorduras e da libertação de toxinas do corpo é mais eficaz. 

O método mais eficaz para aumentar a temperatura do corpo, para que este possa queimar gorduras mais rapidamente, com gengibre é consumir em forma de chá. Ou seja, fervendo a água e juntar gengibre e sumo de limão à mistura. É de evitar tomar antes de dormir pois esta ação pode tornar o sono mais perturbado.
 

Para quem tenha problemas em combater a celulite o gengibre é uma forma muito ativa de eliminar e prevenir. Como o gengibre tem uma ação anti-inflamatória perante a pele humana este vai permitir que as células respirem e eliminem gorduras superficiais que causarão uma pele mais lisa e com mais brilho. É recomendável que se tome, à semelhança do ponto anterior, em chá, no qual pode adicionar também limão, Goji Berry e sementes de Chia para tornar um aroma menos intenso e ajudar a prevenir reaparecimentos.
  • Aumentar o libido com gengibre
Para mulheres que tenham dificuldade em aumentar a sua libido, quer por problemas de ansiedade, de stress ou mesmo porque estão na fase da menopausa, esta raiz é um ótimo acelerador. Como dito anteriormente, o gengibre regula a circulação sanguínea, assim a irrigação dos vasos sanguíneos será mais fluente e consequentemente fará com que as zonas do aparelho reprodutor ganhem mais fluxo. Em alternativa ao chá sugerimos que utilize numa mistura de gengibre em pó e vinagrete para temperos diversos.
  • Quais são as contraindicações do gengibre
Tomar gengibre em qualquer uma de suas formas pode ser bom para melhorar determinadas condições ou pode servir como complemento de uma dieta equilibrada, graças às suas múltiplas propriedades benéficas para a saúde. No entanto, também existem alguns casos em que o consumo desta raiz é contraindicado para prevenir seus efeitos colaterais. É por isso que queremos explicar a você, com detalhes, quais são as contraindicações do gengibre.
 

Ainda que possa parecer contraditório pelas propriedades benéficas do gengibre para determinados problemas gástricos, vale destacar que esta raiz não deve ser consumida em caso de ter certas doenças ativas como por exemplo: Úlceras gástricas - Gastrite - Doença de Crohn - Cólon irritável - Colite.
 

Este alimento poderia irritar as mucosas e ser prejudicial para a pessoa afetada. Deste modo, SAIBA DISTO, antes de se tratar naturalmente com gengibre.
 

Da mesma forma, quem sofre de cálculos biliares ou colelitíase - que é o nome médico da formação deste tipo de cálculos -, assim como pessoas com antecedentes familiares com esta condição, também não devem consumir gengibre.
 

Por outro lado, em caso de hipertensão ou níveis de tensão arterial elevados não é recomendável tomar gengibre, já que alguns dos componentes desta raiz podem aumentar os valores arteriais e serem prejudiciais ou inclusive perigosos. Evidentemente, as pessoas que estão recebendo tratamento farmacêutico para evitar a pressão alta também não devem consumir este produto natural.
 

O gengibre pode interferir também sobre outros medicamentos e é por isso que devem abrir mão dele pessoas que estão sendo tratadas com remédios para: Circulação sanguínea;  Diabetes; Anticoagulantes.
 

Quanto ao gengibre durante a gravidez e a lactância, é possível que este tubérculo interfira em processos hormonais e é por isso que se recomenda evitar seu consumo ou, em último caso, pedir conselho ao ginecologista ou médico sobre a conveniência de incorporá-lo à alimentação da mulher grávida em questão. Do mesmo modo, não foi demonstrada a segurança total de tomar gengibre enquanto está amamentando, por isso é melhor evitá-lo.



SAIBA BEM MAIS ...
 
ANTIBIÓTICO NATURAL - Poderoso antibiótico natural ...
http://sementeducacional.blogspot.com.br/2015/07/antibiotico-natural-poderoso.html
 
RECEITAS SAUDÁVEIS - PANQUECAS E BROWNIES DE BIOMASSA ...
http://sementeducacional.blogspot.com.br/2015/06/receitas-saudaveis-panquecas-e-brownies.html
 
Automedicação permitida - Deixe que o alimento seja o teu remédio. (Hipócrates)
http://sementeducacional.blogspot.com.br/2015/08/automedicacao-permitida-deixe-que-o.html
 
  • SAIBA BEM MAIS ......