sexta-feira, 9 de setembro de 2016

SONO - Mulheres precisam de mais horas de sono do que homens

;
  • Por que mulheres precisam de mais horas de sono do que homens?

A explicação do estudo americano é mais clara do que a gente imagina: o esforço para manter equilibradas as cargas hormonais é muito maior quando não somos agraciadas com uma noite tranquila de sono.
 
Uma pesquisa realizada por acadêmicos da Universidade de Duke, na Califórnia do Norte constatou que mulheres insones, ou que possuem alguma dificuldade para dormir, ficam mais zangadas pela manhã, quando comparadas com homens que descansam a mesma carga horária. O estudo analisou os hábitos noturnos de uma amostragem de 210 pessoas e a explicação para a descoberta é mais clara do que a gente imagina: isso se deve a diferença hormonal entre ambos os sexos, o que implica numa necessidade de mais horas de repouso para elas. O esforço para manter equilibradas as cargas hormonais é muito maior quando nós não somos agraciadas com uma noite tranquila de sono, segundo os estudiosos.
 
Um cochilo mal tirado pode ainda ser medido segundo a persistência de três fatores-chave: pela quantidade de horas de repouso, vezes em que despertamos e o tempo estimado para adormecer. As consequências também são mais graves para a saúde feminina, podendo deixá-las mais aflitas, hostis, depressivas e irritadas. Também temos uma tendência maior a desenvolver complicações cardíacas, quadros depressivos e distúrbios psíquicos, caso não coloquemos tranquilamente, ao longo da vida, a cabeça no travesseiro.
 
Acho que agora vocês poderiam reavaliar o pedido de suas companheiras para ficar mais quinze minutinhos na cama, não é mesmo?
  • FASES E CICLOS QUE GARANTEM O SONO SAUDÁVEL

O seu corpo em uma noite de sono. O sono é dividido em duas fases. A fase não REM e o fase REM. A sigla REM quer dizer Rapid Eye Movement, traduzindo para o português seria Movimento Rápido do Olho. É na fase REM que os sonhos acontecem. Para facilitar o entendimento deste artigo, vamos simplificar e usar a palavra sonho quando for referida a fase REM. 

Podemos ter vários sonhos durante uma noite. Ao longo de uma noite de verdadeiro descanso, a fase dos sonhos se repete por volta de 4 a 6 vezes, com intervalos que varia entre uma e duas horas (fase não REM), promovendo o repouso adequado à atividade cerebral e muscular. Os primeiros 90 minutos de sono, compõe a fase Não REM (sem sonhos) que é dividida em quatro estágios:
 
• O primeiro estágio desta fase é a do adormecimento, que ocupa de 5 a 8% do sono. Essa fase pode durar de um até dez minutos e funciona como uma espécie de zona intermediária entre estar acordado e dormindo. A tensão muscular diminui e o cérebro produz ondas irregulares e rápidas. A respiração começa a se tornar suave, mas se a pessoa for acordada nessa fase ela reagirá rapidamente negando que estava dormindo.
 
• O estágio 2 costuma durar de 10 a 25 minutos. A temperatura corporal e os ritmos cardíacos diminuem, assim como as ondas cerebrais. Essa fase ocupa de 45% a 55% do sono. A pessoa cruza o limite entre o estar acordado e agora já está dormindo. Os olhos não respondem mais a estímulos externos como, por exemplo, de alguém levantando suavemente sua pálpebra.
 
• O estágio 3 é de curta duração e serve apenas de transição para o estágio 4. Compreende de 3 a 8% do período de sono. Durante todos estes estágios, o corpo, progressivamente vai relaxando, assim como diminuindo a atividade cerebral, a frequência cardíaca e respiratória, além da pressão arterial. Para conseguir acordar a pessoa neste estágio, os estímulos já precisam ser mais fortes.
 
• O estágio 4 costuma durar de 20 a 40 minutos. É o sono mais profundo de todos os estágios citados e o de mais difícil interrupção. É nesta fase que a pessoa se recupera do cansaço diário. É nela também, que ocorre a liberação de hormônios ligados ao crescimento e a recuperação do equilíbrio de células e órgãos.
 
• Após este período ocorre um retorno aos estágios menos profundos. Isto é, uma passagem rápida pelo estágio 3, seguidos de 5 a 10 minutos no estágio 2, quando o corpo passa agora por um processo inverso, retornando aos poucos o nível da atividade cerebral, pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória do estágio 1. Nesta altura já é possível observar os possíveis movimentos corporais (Fase REM), que indicam o primeiro episódio de SONHO, que pode durar de 1 até 5 minutos.
 
Estes ciclos de estágios se repetem por mais 4 a 6 vezes durante a noite de sono. O tempo dos sonhos tende a tornar-se mais longo durante o decorrer da noite, enquanto que o sono caracterizado pelos estágios 3 e 4 tendem a encurtar na mesma medida, podendo, inclusive, desaparecer nos últimos ciclos, predominando o estágio 2 nesses casos. Normalmente, 20% do tempo que permanecemos dormindo, estamos sonhando. Nos estágios de sono mais leve é quando acontece os “pequenos despertares” onde se arruma as cobertas, muda-se de posição na cama, apesar da memória não registrar estes fatos ao acordarmos pela manhã.  Todas as fases e estágios que citamos neste artigo é a que ocorre nos adultos porque o sono é variável em função da idade. A duração total do sono e a quantidade de sono da fase 4 tendem a diminuir com o avanço da idade, o que justifica que as pessoas mais velhas, despertem com mais facilidade.
 
E por que nos lembramos de alguns sonhos e outros não? Os sonhos que conseguimos lembrar são apenas quando despertamos na fase REM (fase dos sonhos) ou na primeira fase subsequente. A memória só consegue registrar os sonhos ocorridos antes dos primeiros 10 minutos do despertar.