quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Professores, hoje comemoramos o Dia do Professor (15 de Outubro)

 
  •  Professores abrem as portas mas você entra por você mesmo ...
  • Dia do professor ganha homenagem do Google com quadro escolar colorido
O dia do professor 2015, comemorado no Brasil nesta quinta-feira (15), ganhou uma homenagem animada do Google. Para celebrar os mestres, a logo do buscador foi substituída por um Doodle que remete a um quadro negro de escola, com cálculos de matemática, desenhos de átomos, planetas e até uma partitura de música - para celebrar todos os tipos de educadores. Em seu blog, a equipe do Google destaca a profissão como “uma das mais nobres e altruístas escolhas de todo o mundo”.  
O doodle animado comemorativo, mostra duas mãos (uma do professor e outra do estudante) em conjunto resolvendo uma equação, como pano de fundo podemos notar desenhos que dão uma menção a várias outras áreas do conhecimento e do ensino, como matemática, biologia, música, física, história entre outras.
O lema “Brasil: Pátria Educadora” foi apresentando no início de 2015 pela presidente Dilma Rousseff (PT) como bandeira de seu segundo governo, mas na prática o País está longe de se tornar um exemplo na área educacional. Uma prova disso foram as greves de professores espalhadas de Norte a Sul, e apesar das diferenças geográficas e culturais de um Estado para outro, as reivindicações dos professores foram e são semelhantes: melhorias salariais e das condições de trabalho oferecidas pelas redes públicas de ensino.
“Se tem uma lição de casa que o Brasil precisa fazer, é valorizar o bom Professor”

  • Origem do Dia do Professor no Brasil
A origem do dia do professor se deve ao fato de, em uma data de 15 de outubro, o Imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.
Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pela lei Decreto Federal 52.682, que, em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

  • Mensagem do Google
  • “Um verdadeiro professor é aquele que, mantendo vivo o passado, também é capaz de compreender o presente” - Confúcio
Os professores são os nossos mentores, amigos e catalisadores. Eles são os selvagens, faíscas ansiosos que pode, com uma palavra, definidos nossas paixões em chamas. Não pais bastante, não deixam de levantar-nos a ser melhores versões de nós mesmos. E suas impressões últimos tempos de vida, como as lições que aprendemos são passadas para outros, como heranças de sabedoria. Hoje, vamos comemorar professores, um dos mais nobres e mais altruísta de chamados em todo o mundo.
  • História
A origem da comemoração é muito antiga, e data desde 1827, quando Dom Pedro I instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil e garantiu que todas as cidades teriam suas "escolas de primeiras letras". Mas, foi somente em 1947 que um professor de São Paulo, Salomão Becker, teve a ideia de criar uma data especial para celebrar os professores - o dia escolhido foi o mesmo de Dom Pedro I: 15 de outubro.
A escolha do dia também foi influenciada pela Igreja Católica, já que celebra-se também em 15 de outubro a Santa Teresa de Ávila, escritora e religiosa espanhola, que é Padroeira dos Professores. Becker, que ficou conhecido pela frase "Professor é profissão, educador é missão", sugeriu a data por ser o dia em que professores e alunos de Piracicaba, sua cidade natal, traziam doces de casa para comemorar.
 
  • Comemoração do dia do professor foi oficializada em 1963  
 

A data foi oficializada em 1963 e, desde então, é um feriado escolar. Neste dia, não há aulas nas instituições de ensino, e os alunos costumam enviar mensagens e cartões para desejar um feliz dia do professor aos seus mestres preferidos.
  • Dia do Professor ao redor do mundo
O dia dos mestres não é comemorado apenas no Brasil e acontece em diversos dias do ano em outros lugares do mundo. Muitos deles também foram homenageados com Doodles do Google, como o dia dos professores na Índia, comemorado no dia 5 de setembro, na Tailândia, em 16 de janeiro, na Malásia, em 16 de maio, um dia após a celebração da data no México e Coreia.
Ainda, países como El Salvador, Bolívia e Guatemala comemoram o dia dos mestres em junho, enquanto o Nepal celebra em julho, por exemplo. Os países que comemoram a data mais próxima dos brasileiros são Canadá, Bulgária e Estônia, que celebram o dia do professor na mesma data: 5 de outubro. Eles também foram homenageados com um Doodle especial. Nesta sexta-feira (16), será a vez da Unesco homenagear os professores.
  • Entenda a história por trás dos Doodles:
  •  Qual foi o melhor Doodle da história do Google?
  •  Os melhores professores não ensinam. É você que aprende!