Combinação perfeita! Juntos são tudo de bom, fazendo muito bem a saúde!
O arroz e feijão constituem a base da alimentação no Brasil. É uma combinação rica em carboidratos complexos, proteínas, fibras, vitaminas (ácido fólico), minerais como o potássio, ferro, manganês e zinco, possui poucas gorduras, tem um baixo teor de sódio, e é rico em compostos bio-ativos.
O feijão é fonte de proteína vegetal, vitaminas do complexo B, ferro, dentre outros minerais, importantes para o bom funcionamento do corpo. Apresenta também uma excelente biodisponibilidade de aminoácidos, ou seja, eles são aproveitados rapidamente pelo organismo.
O arroz é um cereal rico em fibras e aminoácidos, como a metionina e cistina. É um carboidrato complexo e fornece energia necessária ao nosso corpo. Para ter os benefícios completos do arroz, é importante usar o integral no nosso dia a dia.
Aliás, o que difere o arroz branco do integral é que esse último não passa pela etapa de polimento, e assim preserva grande parte dos nutrientes que são eliminados no processo de polimento.
E olhem essa! Especialistas dizem que o arroz integral é excelente para diminuir a gordura abdominal! A casquinha do arroz integral é rica em fibras que formam uma espécie de goma no estômago promovendo saciedade. Ainda diminuem a absorção de glicose e gorduras no organismo.
- Vamos ver os nutrientes de cada um:
Muita gente acha que para fazer dieta e emagrecer é preciso cortar essa combinação e isso é um erro comum. Os benefícios à saúde são tantos que eles devem sim entrar no cardápio de quem quer perder peso, e ainda ajudam a emagrecer. Porém, como qualquer outro alimento, deve ter sua quantidade controlada, pois em excesso pode engordar ou atrapalhar a dieta.
- Os benefícios são muitos.
– Ajudam a emagrecer, pois possuem pouca gordura. Isso em quantidades corretas, sem exageros, como 3 colheres de sopa de arroz e uma colher de sopa de feijão;
– Auxiliam no controle a diabetes, pois possui baixo índice glicêmico;
– Previnem doenças cardiovasculares, pois a dieta será baixa em gorduras, rica em fibras, antioxidantes e isoflavonas;
– Têm efeito na prevenção do câncer oral e de mama, por serem ricos em fitoquímicos e antioxidantes;
– Contribuem para o melhor funcionamento do intestino;
– Garantem saciedade na dieta pela presença de fibras;
– Ajudam a prevenir cáries: a combinação proporciona ama dose de flúor que auxilia no combate às cáries.
Existem outros tipos de arroz que são ricos em fibras também, como o preto e o vermelho, porém são mais difíceis de achar e um pouco mais caros que o integral. Costumo juntar duas colheres de sopa de arroz integral ao arroz parboilizado, fica bem mais nutritivo e saboroso.
- Arroz branco, polido, é uma verdadeira bomba calórica, quase sem nutrientes.
E os tipos de feijões? São muitos! E cada região costuma ter um como preferido. Tem o branco, preto, de corda, carioca, e muito mais.
- Dicas para fazer um bom feijão!
- Feijão magrinho e gostoso
- Feijoada Light
- Sopa nutritiva de feijão
- Feijão - Desvendando os bichinhos no feijão
- AMINOÁCIDOS - Principais fontes naturais de aminoácidos