quinta-feira, 24 de setembro de 2015

ALIMENTAÇÃO - GERGELIM - Os benefícios desta maravilhosa semente

 
O gergelim é  uma das plantas mais antigas cultivadas pelo homem. Seu país de origem é incerto, porém alguns estudos mostram sua localização entre Ásia e a África.
Esta planta é cultivada desde a antiguidade. No Egito, por exemplo, no tempo dos faraós, o gergelim era utilizado para obtenção do óleo, os impérios entre os rios Tigre e Eufrates cultivavam comercialmente o gergelim e os orientais consideravam as sementes quase sagradas.
A semente chegou ao Brasil pelos portugueses no século XVI, daí foi sendo cultivado, tradicionalmente, como “cultura de fundo de quintal”. O grão era consumido em nível de fazendas, e havia raros excedentes para comercialização.
Como característica a planta atinge de 1,5 a 2m de altura. Suas flores são brancas, púrpura ou cor-de-rosa. Os frutos apresentam-se em formas umas cápsulas pubescentes contendo sementes achatadas chegando de 2 a 5 mm de comprimento, com normalmente em cor castanha, branca ou preta. Hoje a ciência já pode nos mostrar vários benefícios que a planta nos traz.

  • MAS DE QUE FORMA DEVEMOS CONSUMIR O GERGELIM?
A melhor forma de consumir a semente é na forma integral; crua e com casca.
O gergelim umedece e lubrifica os intestinos em função da presença de ácido linol presente na casca de gergelim, aumentando o peristaltismo intestinal, o trânsito do bolo alimentar e ativando a circulação sanguínea na parede intestinal. Também evita e trata a prisão de ventre e hemorróidas.
Para as gestantes que apresentam prisão de ventre, o ideal é tomar suco desintoxicantes com gergelim para tratar este problema.

  • O QUE CONTÉM NA SEMENTE E QUE BENEFÍCIOS PROPORCIONA?
O gergelim é uma excelente fonte de proteínas, rico em gorduras do bem (gorduras monoinsaturadas) e com grande concentração de fibras. É indicado no controle da glicemia sanguínea (açúcar no sangue). Além disso, o gergelim apresenta grande quantidade de cálcio, ajudando no controle da massa corporal gorda, tanto na lipólise (quebra de gordura), quanto na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo. Apresenta também alto teor de fósforo e ferro e é rico em vitaminas do complexo B.
  • Alguns benefícios:
Fortalece os tendões e ossos;
Tonifica o fígado e os rins;
Tônico geral, principalmente após hemorragias;
Combate dores lombares e de joelhos, reumatismo;
Evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos;
Melhora a elasticidade da pele e desenvolve forte poder antioxidante nas células.

  • DE QUE FORMA A SEMENTE CONTRIBUI PARA A PERDA DE PESO?
O gergelim é ideal para quem procura boa forma ou mesmo uma dieta equilibrada, pois ele possui grande quantidade de fibras, o que auxilia no bom funcionamento do intestino.
Ele tem o poder de aumentar a saciedade, pois apresenta uma casca rica em fibras, que leva mais tempo para ser quebrado e digerido pelo organismo, assim acaba estendendo o período de “sentir fome”. Além das proteínas que estão presentes na semente, onde também auxiliam neste processo e ainda previnem a flacidez.
O gergelim em si não é o responsável pelo emagrecimento, mas  as fibras insolúveis encontradas nele auxiliam na regulação do trato intestinal e saciedade.

  • QUAL SERIA A QUANTIDADE ADEQUADA PARA O CONSUMO?
Não há estudos suficientes para ter certeza da quantidade diária exata que devemos ingerir, porém alguns estudos mostram que a ingestão de 30g/dia já nos traz benefícios, como a redução do risco de diabetes e obesidade por exemplo.
  • CONSUMINDO PÃES OU BOLACHAS COM GERGELIM, POR EXEMPLO, CONSEGUIMOS O BENEFÍCIO DA SEMENTE?
O ideal é que a semente seja ingerida em sua forma integral, porém qualquer alimento que apresentar em sua composição o gergelim vai trazer benefícios ao nosso corpo. Hoje já podemos encontrar vários alimentos que o possui, mas também podemos inseri-lo em nossas receitas caseiras, levando um toque mais saboroso como ao arroz e saladas.
  •  As propriedades nutritivas da semente de gergelim
  • Gergelim é muito bom para a memória e o coração
O gergelim (Sesamum indicum L.), também conhecido como sésamo, contém uma grande variedade de princípios nutritivos de alto valor biológico, como gorduras insaturadas (eficientes na redução do nível de colesterol no sangue) e lecitina, que desempenha importante função no nosso organismo.
O gergelim é, juntamente com a gema do ovo, o vegetal bem rico em lecitina.
A lecitina é um componente essencial do tecido nervoso e intervém na função das glândulas sexuais. É um poderoso emulsificante, que facilita a dissolução das gorduras em meio aquoso. Uma das suas funções no sangue consiste em manter dissolvidos os lipídios em geral, especialmente o colesterol, evitando assim que se depositem nas paredes das artérias.
A lecitina do gergelim é melhor que a da soja, pois esta vem acompanhada dos vários antinutrientes.
  •     SOJA - Os malefícios da soja.
 http://sementeducacional.blogspot.com/2015/05/soja-os-maleficios-da-soja.html
O gergelim também contém proteínas de alto valor biológico, formadas por 15 aminoácidos diferentes, com elevada proporção de metionina; vitaminas, especialmente E, B1 e B2; minerais e oligoelementos diversos, especialmente cálcio (nove vezes mais que o leite), fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo; e mucilagens, que dão ao gergelim ação laxante suave.
  • AMINOÁCIDOS - Principais fontes naturais de aminoácidos
http://sementeducacional.blogspot.com.br/2015/08/aminoacidos-principais-fontes-naturais.html
O óleo de gergelim é rico em ácidos graxos insaturados e apresenta vários constituintes secundários importantíssimos, como sesamina, sesamolina sesamol. Este último, com suas propriedades antioxidantes, confere ao óleo elevada estabilidade química, evitando a rancificação, fazendo do óleo de gergelim o óleo de maior resistência à oxidação entre os demais óleos de origem vegetal.
  • MODO DE USAR O GERGELIM
Óleo de gergelim
Pode ser usado como qualquer outro óleo vegetal. É muito estável e pouco sujeito a criar ranço.
  • Tahine
É uma pasta muito saborosa que se obtém moendo as sementes de gergelim. Substitui com vantagem a manteiga e a margarina.
  • Gersal
É uma farofa de gergelim que serve para "temperar" o arroz antes de servir. Para fazer o gersal, torre o gergelim lavado e seco. Depois de frio, bata levemente no liquidificador com sal. Para cada dez partes de gergelim, acrescente uma de sal.
  • Creme de legumes com gergelim
  • Prepare um creme delicioso com gergelim.
Doure uma cebola grande com um pouco de óleo. Em seguida, acrescente vegetais cortados em pedaços grandes (cenoura, jerimum, chuchu, couve, batata...) e um pouco de água. Deixe cozinhar por uns sete minutos. Liquidifique em seguida, adicionando uma colher de sopa de gergelim bem lavado e higienizado. Se ficar muito grosso e difícil de bater, adicione mais água. Use sal a gosto ou tempere com shoyu antes de servir.
  • OUTRAS FORMAS DE USO
Nos países do Oriente, o gergelim é considerado um restaurador da vitalidade e da capacidade sexual, além de ser usado nos casos de:
    Problemas nervosos: esgotamento nervoso ou mental, estresse, perda de memória, melancolia, depressão nervosa, irritabilidade ou desequilíbrio nervoso, insônia. É um excelente complemento nutritivo para quem está submetido a uma grande atividade mental ou intelectual e deseja manter um bom rendimento.
    Sobrecarga física: prática esportiva, gravidez, lactação, convalescença após intervenções cirúrgicas ou doenças.
    Falta de rendimento ou de capacidade sexual tanto no homem quanto na mulher.
    Excesso de colesterol no sangue, arteriosclerose, prevenção do infarto do miocárdio e da trombose arterial.
  • Gergelim – uma semente cheia de benefícios para saúde
Esta sementinha, que também é conhecida como “sésamo”, não serve apenas como “ornamento” para pães. Com uma longa lista de propriedades benéficas ao organismo, o gergelim figura como um alimento extremamente funcional, contribuindo para uma dieta saudável e até para o emagrecimento!
  • Emagreça consumindo esta semente
O gergelim tem alta concentração de fibras, contribuindo com o bom funcionamento do intestino, impedindo a prisão de ventre e também agindo na glicemia sanguínea, causando saciedade por mais tempo, o que contribui na perda de peso. Ele contém muito cálcio, atuando tanto na lipólise (quebra da gordura), quanto na inibição da lipogênese (armazenamento do tecido adiposo, depósito de gorduras), ou seja, ele atua na massa de gordura corporal, evitando que as células de gordura recebam maiores doses de gorduras, pois essas são quebradas antes.
  • O gergelim e seus inúmeros benefícios
Possui reconhecida ação emoliente e laxante suave, lubrificando o intestino por causa das fibras insolúveis, estimula o peristaltismo, evita a prisão de ventre e o surgimento de hemorroidas e também o câncer de cólon.
Sua composição é formada em 52% de gorduras insaturadas, como a lecitina, que regula os níveis de colesterol e triglicérides do sangue. Essa lecitina encontrada na semente é superior à da soja, por exemplo, já que é mais facilmente absorvida pelo organismo, por ser em forma de emulsão.
Seu óleo pode ser bochechado para eliminar bactérias e vírus na boca e garganta. E a semente ainda serve como complemento a quem sofre grande desgaste físico, tem problemas de sistema nervoso, disfunção erétil ou alteração cardiovascular.
  • As sementes de gergelim podem ir da cor branca à preta, com grande quantidade de proteínas, gorduras, carboidratos, lipídios, fibras, reduzem o colesterol do sangue, são antioxidantes e anticancerígenas. Possuem muito cálcio, ferro, fósforo e vitaminas do complexo B.
A inclusão do alimento deve ser gradativa, principalmente por causa da quantidade de fibras insolúveis, que podem irritar as paredes do intestino quando em excesso. Assim, a indicação é de duas colheres de sobremesa por dia, que podem ser polvilhadas sobre arroz, saladas, frutas ou no suco, assim como os derivados: a farinha serve para fazer massas de bolos ou pães e tortas, aumentando o valor nutritivo das receitas e conferindo a estas um sabor especial!
  •      Leite de gergelim
O gergelim é ótimo para os músculos e o cérebro. Tem muita proteína e ácido fólico, essencial na formação das células sanguíneas. 
  • Preparo: 
Um copo de sementes de gergelim dá quatro copos de leite. 
Deixe as sementes de molho por oito horas e bata com quatro copos de água.