domingo, 21 de junho de 2015

RESPEITO É BOM E É DISTO QUE EU GOSTO E PRECISAMOS ...

  • Respeito é bom e eu gosto
por João do Amor (http://www.joaodoamor.com.br/2011/02/respeito-e-bom-e-eu-gosto.html)


O que você entende sobre gente? Qual o valor que você costuma dar ao ser humano? E o seu grau de respeito com os outros, independente de idade; de zero a dez, qual é? Você tem a mania de apelidar as pessoas por elas terem algo em si, considerado por você, como sendo um defeito? E o que você sente quando alguém te chama por um apelido que não te agrada muito? O que você sente vontade de responder na hora? Quais os tipos de xingamentos que você tem vontade de soltar? Já parou algum dia em sua vida, pra pensar sobre essas questões?
Eu penso muito sobre elas. Penso porque já vi situações inconvenientes que não agradaram aos meus olhos. Brincar é diferente de humilhar. Apelidar com o consentimento da vítima tem um sentido. E mesmo assim, quando o apelido é dito de uma maneira que gera um duplo sentido, causa uma ofensa que pode se transformar em outro tipo de sentimento. Um sentimento de revolta, por exemplo.
Tem uma frase que sempre ouço: “Respeito é bom. E eu gosto”.
Já a ouvi sair da boca de muita gente. Gente que acredita que o ser humano não deve ser tratado como lixo. Às vezes, até soa como radical. Você entende, ao ouvir tal frase, que a pessoa incomodada é chata, antipática... Mas não é bem por aí. Respeitar os outros faz parte da educação familiar. Se você aprende, dentro da sua casa, bons modos, esse item também está incluso na lista de tratamento para com o próximo. É que quando o respeito existe a relação entre os seres humanos tem um sentido maior de união e veracidade.
Sempre tive em minha mente que não interessa a idade que a pessoa tenha. De criança a adulto, devemos tratá-los bem. Dessa forma ganhamos consideração, carisma e muita sinceridade. Ou seja, nos tornamos pessoas melhores e transmitimos aos outros uma paz de espírito.
 Eu amo o ser humano. Gosto de ouvir suas histórias. Presto atenção em cada palavra que é posta pra fora fluentemente. E, muitas vezes, me faço perguntas sobre o que ouço. Também gosto de falar sobre mim quando tenho oportunidade, principalmente quando confio. Há momentos em que sinto vontade de desabafar e ouvir a opinião de alguém que sei que presta atenção em mim. É muito bom.
Em muitos momentos queremos apenas que alguém nos dê atenção e que nos faça sentir o quanto somos valorizados. Sei que tenho algo especial em mim que poucas pessoas podem notar e a poucas eu deixo me mostrar. Todas as pessoas gostam de ser elogiadas mesmo que suas ações sejam as mais simples. Como é bom receber elogios! É uma harmonia. Sintonia de paz faz bem ao ego e torna o ser melhor em tudo que somos e podemos ainda ser.
E ainda digo que as coisas não são sempre como parecem ser. Deixamos de ver com os olhos da mente e da alma. Apenas vemos aquilo que está na nossa frente.  Eu descobri que as pessoas com quem convivemos podem nos dar muitos motivos para nos deixarem tristes. Mas eu posso dar a mim mesmo muitos motivos para estar feliz comigo. Esses motivos eu os encontro em mim no que há de mais especial e, que poucos sabem, mas eu sei o que tenho de especial e sei que quem se faz especial jamais será lembrado com angustias!!!
É sempre com a intenção de respeitar o próximo que continuo dando seguimento a minha vida. Lógico que brinco e gosto que tirem brincadeira comigo, mas, de preferência nos momentos certos. Não sou aquela pessoa que vive o tempo todo de cara fechada e mal humorada. Pelo contrário, sorrio o tempo todo. Gosto de alegria.
Contudo, é bom respeitar o jeito de cada um. Não tentar passar por cima dos limites de quem não deseja isso, significa ter consideração pelo outro. Portanto, fica aqui o meu pedido: não faça com o outro aquilo que você não quer que façam contigo. Amar o nosso irmão e desejar-lhe o bem, acima de tudo, é o que devemos fazer com muito amor.  


  • Respeito pelos idosos é bom e eu gosto
    por Cristiana Passinato (http://www.gostodeler.com.br/materia/10619/respeito_e_bom_e_eu_gosto.html)

    Em salas de aula, em locais públicos, em estabelecimentos tais como bancos, lotéricas, dentre outros, tenho reparado a falta de zelo com os idosos.
    Angustia ver tais jovens, adolescentes e até adultos mais jovens que muitos elementos da terceira idade.
    Os tais indivíduos olham com desprezo e falam de uma forma tão desprezível, quando não violenta.
    A pergunta é se essa criatura pensa que não vai nunca envelhecer?
    Será que não imagina como seria sua vida na dita melhor idade se convivendo com tais tipos de trato?
    Por ter contato com voluntariado percebia que ao chegarem em idades mais avançadas, os senhores eram muito deixados de lado por parentes e até mesmo em ações de voluntariado, até porque as ações com idosos levavam a lugares não muito bonitos, a mídia não daria destaque e o pior era averiguar o que se falava: “cheira mal lar de idoso, eles são trabalhosos, malucos e chatos”.
    Via-se tanto mau trato, abandono, e carência no olhar desses “velhinhos” que realmente trancafiados e não tratados de perto pelos seus filhos e netos, que muitas vezes muitos deles fizeram muito pelos seus, por certo enlouqueceriam.
    Dói saber que posso ficar mais velha e ser completamente abandonada por uma geração que nada valoriza aos seus mais velhos.
    Onde essa geração acha que vai parar com esse desrespeito e rei na barriga?
    O que pensam que sabem da vida para esnobar e até darem lições de moral em muitos desses senhores que dão o tempo inteiro lições de vida se ao termos mais paciência os ouvimos?
    Tanto se tem a aprender com eles, os nossos vovozinhos e vovozinhas?
    Melhor idade é pra se cuidar bem, acarinhar e curtir.