quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Chuvas no deserto. - Chovendo no molhado.

Fazer chover é muito fácil. É só observar o que a natureza quer e fazer, seguindo as normas gerais de conservação e das fontes, riachos e rios, evitando assoreamento e sujeira em suas margens. Rio poluído com muita química não serve para evaporações que gerem chuvas. Pode até ser agua salgada, salobra, suja de barro, mas com resíduos químicos fortes, não. Fora isto é necessário haver agua evaporando para chover, por causa disso só chove no molhado. No mar está sempre chovendo, assim como nas serras, onde há muitos riachos e nascentes de água. Sem evaporação não tem como haver chuva. Se construirmos grandes vaporizadores de agua, tipo estes que usam em supermercados no verão, e fizermos valas rasas circundando uma grande área, com agua corrente circulando, então teremos chuva, principalmente no tempo morno ou quente. Esta agua  deve estar armazenada em reservatórios fixos. Vão e retornam após completarem seu percurso circular. É reutilizada a mesma agua. Ela sai do reservatório, percorre seu caminho nas valas expostas e protegidas de entulhos, etc., sofrem o efeito da evaporação durante todo o seu percurso, retornando ao mesmo ponto de origem, ao mesmo reservatório. Grande economia, pois o que se gasta é somente o que é evaporado espontaneamente no percurso, evaporação natural e espontânea. É difícil fazer isto? Não. Estas valetas seguirão as laterais das avenidas e ruas, protegidas com tampas, ficando apenas orifícios, tipo uma peneira de concreto, para que não entupa com o lixo. Com varreduras diárias e uma boa manutenção, podem passear até por dentro de túneis, metrôs, etc, dando a volta, circulando, continuamente, toda a cidade e, ou também, campos. Deve-se aproveitar a descida normal de níveis, altos e baixos e, quando não for possível, usar o auxílio de pequenas bombas para seguirem sem caminho até alcançarem o ponto original, de onde recomeçarão todo o ciclo novamente. 
Os aquedutos romanos mantinham o clima e a colheita em perfeita harmonia, sem carros nem fábrica poluindo toda a atmosfera. Mens sana in corpore sano.
A energia para as bombas virá de fonte limpa e quase grátis, conforme explicarei no projeto seguinte, podendo ser visto no meu blog, na categoria "INVENÇÕES". 
Com pouca agua, ou seja, o suficiente para formação de nuvens e posterior chuva, quando do seu acúmulo, geração automática e grátis de energia, que ainda servirá para várias outras utilizações, podemos fazer chover sempre onde quisermos, seja na cidade ou no campo e também no deserto, simplesmente aumentando-se o volume de agua a ser evaporada, quando então o deserto perderá sua principal atividade, a de rachar o solo e voltará a ter o seu solo nutritivo, irrigado e agora, sim, também arborizado. Mas você não ajuda, quer que a natureza deixe de ser autônoma, siga seu curso natural, mas irracional, e pense por você. Afinal, ela já teve um trabalhão danado para inventar e transformar você numa das máquinas mais perfeitas de toda a galáxia sideral, mesmo que para isso tenha levado milhões de anos. E você ainda deseja que ela coloque aguinha aqui e acolá para evaporar, para depois poder chover? Aí não, aí já é demais! Faça a sua parte, aí sim, eu te ajudarei.