quinta-feira, 6 de abril de 2017

SONO - TER UM SONO RESTAURADOR - Augusto Cury

  •  Ter um Sono Restaurador é:
    1. Dormir  o suficiente para repor a energia física e psíquica gasta no dia anterior.
    2. Não demorar para adormecer nem ter um sono intermitente (acorda, levanta).
    3. Ter  um sono profundo e agradável.
    4. Não se atormentar com pesadelos ou sonhos desgastantes.
    5. Não levar problemas e conflitos sociais e profissionais para a cama.
    6. Despertar descansado e motivado para enfrentar o estresse e os desafios.
    7. Estar alerta e concentrado para ter bom rendimento intelectual.
    8. Estar  tranquilo para tomar decisões não precipitadas.
    Faça as pazes com sua cama.
    Você pode brigar com o mundo, mas se brigar com seu sono não terá saúde física, emocional, social ou mesmo espiritual.
    É simplesmente impossível ter qualidade de vida sem ter qualidade do sono. Se você desprezar seu sono, estará destruindo o reator da sua vida. Uma vida feliz começa com uma noite feliz, um sono restaurador.
    Gastamos um terço da nossa vida dormindo. O sono é o encontro mais importante que temos conosco mesmos. É o período em que bilhões de células relaxam para reorganizar a energia para suportar as árduas batalhas da sobrevivência. 
    Dormir não é perder tempo, mas achar o tempo.

    É o estado em que os pensamentos desaceleram, a emoção se aquieta e o "eu" deixa o complexo estado de alerta consciente, que é ancorado na leitura de milhões de informações, para descansar e entrar na esfera inconsciente. Nesse estado, a energia psíquica, embora não pare de se transformar, entra em estado de relaxamento.
    O sono e a saúde: Consumindo energia cerebral além dos limites
    Em minhas conferências, frequentemente, pergunto aos participantes se eles acordam cansados, se estão sem concentração e com sono diurno. Grande parte levanta a mão. Parece incrível, mas a qualidade de vida está tão ruim que as pessoas estão carregando seu corpo.
    Embora sejam pessoas sérias, profissionais competentes, dormem mal, acordam fatigadas, têm a sensação de que não dormiram. Bocejam durante o dia. Possuem uma mente inquieta. Facilmente perdem a concentração. A energia emocional é instável pequenas coisas dissipam sua frágil tranquilidade.
    Pensar é bom, pensar demais é um problema. Muitos médicos, advogados e professores gastam energia excessiva pensando. Gastam tanta energia que, ainda que consigam dormir, o sono que possuem não é suficiente. Há pessoas que, devido à vida agitada e estressante que levam, precisam, não de oito horas bem dormidas, mas de nove ou dez.
    Se um sono razoável pode ser insuficiente, imagine a debilidade física e mental que um sono ruim pode causar. As doenças psíquicas são
    desencadeadas e expandidas quando a insônia golpeia a personalidade. As crises depressivas e ansiosas são normalmente precedidas e perpetuadas pela insônia.
    Em alguns casos, a depressão se apresenta com excesso de sono. Nesse caso, o excesso de sono pode ser tanto uma fuga dos estímulos estressantes diários como uma tentativa desesperadora do cérebro de repor a energia gasta pela hiperprodução de pensamentos negativos.
    Dependendo da qualidade do seu sono, você será uma pessoa agradável, tolerável ou insuportável. Se você anda explosivo ou impulsivo, reflita sobre a qualidade do seu sono. As pessoas insones irritam-se até com a sua sombra. Não suportam as tolices dos outros, falhas ou erros repetidos.
    Se a falta de um sono restaurador abala a inteligência e a serenidade dos adultos, imagine o que pode causar nos jovens.
    A juventude mundial tem dormido pouco e mal. Isso é muito grave.
    Os jovens que ficam até de madrugada na Internet poderão pagar caro a conta psíquica. Poderão se tornar inseguros, ansiosos, mal- humorados, sem metas, sem garra. Navegue na Internet, mas não afunde.
    Administre seu tempo.
     Há pessoas que dormem pouco e se recuperam facilmente. O privilégio que possuem pode se transformar em desvantagem no futuro se elas não treinarem dormir o suficiente. Embora cada pessoa tenha uma necessidade, devido à agitação do mundo moderno, nós preconizamos que se durma oito horas diárias. Nos finais de semana, deveríamos dormir uma ou duas horas a mais. Repito, o sono é o reator da vida.
    Faça exercícios físicos diários ou três vezes por semana durante pelo menos meia hora. Os exercícios, além do bem físico, liberam a endorfina, que é um calmante natural, que relaxa e promove o sono.
    Evite comer antes de dormir. O metabolismo em ação pode dificultar o sono. Leia um bom livro antes de ir para a cama. A leitura desacelera o pensamento, aquieta as águas da emoção e induz o sono.
    Se tiver insônia, relaxe e pense em imagens ou situações tranquilas. Não pense naquilo que o perturba. Faça isso durante alguns minutos. Se não conseguir dormir, saia da cama. A insônia rebelde é alimentada quando ficamos na cama. Volte a ler um livro ou faça uma tarefa suave. Espere o sono chegar.
    Se tiver insônia total por um ou dois dias é bom procurar um médico. Se for necessário, seu médico indicará um tranquilizante ou indutor do sono por tempo determinado. Não se esqueça de que dormir um bom sono é ter um caso de amor com você.
    Não leve seus inimigos e problemas para a sua cama!
    Um dos maiores crimes que uma pessoa pode cometer contra ela mesma é levar seus problemas para sua cama. Há pessoas que dormem e acordam pensando em problemas. Você deve educar sua emoção e seus pensamentos para resistir a essa invasão em seu sono. Não traia sua paz.
    A vida é uma batalha e a cama é o único lugar onde deve reinar a trégua absoluta. O sono é o único lugar em que deve haver paz incondicional, mesmo que o mundo esteja desabando.
    Muitos têm pesadelos ou uma produção de imagens e pensamentos agitados durante o sono porque não conseguem aquietar-se e soltar-se. O dia-a-dia é tão atribulado que uma guerra se instala em um espaço que deveria ser um sagrado leito de paz.
    Algumas pessoas têm atritos ou decepções com os outros com facilidade. Pensam demais em todas as injustiças que lhes fizeram. Repetem e remoem as cenas que as feriram. Imaginam respostas que deveriam ter dado e não deram. Assim, levam seus inimigos para debaixo do lençol e, pior ainda, para o teatro da sua mente. Vivem um teatro de terror.
     Fica mais barato não esperar muito das pessoas e perdoar-lhes, mesmo que elas não mereçam. Faça isso por você. Os inimigos que não perdoamos dormirão em nossa cama e perturbarão o nosso sono...
    • Mulheres precisam de mais horas de sono do que homens 

     http://sementeducacional.blogspot.com.br/2016/03/sono-mulheres-precisam-de-mais-horas-de.html

    Rivotril - Cuidados com o uso indiscriminado de Rivotril !   

     http://sementeducacional.blogspot.com.br/2015/12/rivotril-cuidados-com-o-uso.html