- Cartas na mesa (Jogos que eu joguei)
- - Canastra
A
canastra, que no Brasil é também chamada de Tranca, é um jogo de cartas
para dois a quatro jogadores (quatro jogadores jogam a pares). É jogado
com 2 baralhos e 4 jokers. O seu objectivo é fazer canastras (sete ou
mais cartas iguais, como por exemplo 7 quatros), ganhando pontos e
acabando as cartas que se têm na mão. O jogo vai-se repetindo até que um
dos jogadores (ou pares) alcance o número de pontos acordado,
geralmente 3000 ou 5000 pontos.
As regras gerais do jogo são semelhantes ao buraco, com exceção das citadas abaixo:
obs: Ternos refere-se a carta número 3, duke refere-se a carta número dois, que no buraco chama-se coringa.
obs: Ternos refere-se a carta número 3, duke refere-se a carta número dois, que no buraco chama-se coringa.
Os
ternos vermelhos são flores, com o valor de cem pontos cada; o conjunto
das quatro flores é designado por bouquet e vale oitocentos pontos.
Os
ternos pretos são trevos; têm valor nulo no monte (não podem ser
recolhidos), mas em fim de jogo valem cinco pontos a acrescentar ou a
descontar.
Os
bestes (duques - vinte pontos) ou os bestões (jokers - cinquenta
pontos) podem travar o monte, isto é, só se pode ir buscar o monte com
um par de cartas na mão.
No final da mão, se não se tiver fechado pelo menos uma canastra desconta-se tudo, o que se tem na mão e o que se abriu na mesa.
- Burro
Burro é um jogo de cartas fácil de se jogar. É também é conhecido como "porco".
Há dois tipos de "burro": o "burro comum", e o "burro em pé".
Há dois tipos de "burro": o "burro comum", e o "burro em pé".
- Regras básicas:
O
objetivo do jogo é ficar sem cartas na mão. O último jogador que
permanecer com alguma carta perde, e é o "burro", conta-se o número de
cartas que esse jogador ainda tem, é costume tirar-se uma carta chamada
"ano de perdão" e o resultado são os "anos de burro" do jogador
perdedor. Este jogo não tem número limite de jogadores.
- Cada jogador recebe cinco cartas.
O
jogador à esquerda do distribuidor começa jogando na mesa a carta mais
alta que tiver na mão, de qualquer naipe, por exemplo, um 8 de copas; o
segundo jogador tem de jogar outra carta de copas no "monte"(é obrigado a
assistir). Se tiver uma carta de copas, o jogo prossegue com o próximo
jogador da mesma forma, se não, ele compra do "bolo" (baralho) até obter
uma carta desse naipe.
Ganha o direito a iniciar a próxima rodada o jogador que colocar a carta mais alta na mesa.
- Buraco
Buraco
ou biriba ou também conhecido como canastra é um jogo de baralho para
quatro pessoas em duas equipes. Joga-se também a duas pessoas (um
jogador de cada lado). Usam-se dois baralhos completos de 52 cartas e,
opcionalmente, os curingas (jokers). Também considera-se curinga todas
as cartas de número 2.
Jogam-se
várias rodadas, sendo somados os pontos atingidos por cada dupla, até
que se atinjam 3 000 ou 5 000 pontos. O Buraco tem finalidade apenas
recreativa, não se usando apostas em dinheiro ou quaisquer valores.
- Objetivo:
O
objetivo do jogo é fazer o máximo de pontos, até atingir um número
combinado entre os parceiros, que geralmente situa-se em três ou cinco
mil pontos. Os pontos são os valores somados das cartas "baixadas" por
cada dupla, e das "canastras" (sequência de sete ou mais cartas de mesmo
naipe), sendo que a canastra "limpa" (sem curingas) vale 200 pontos, a
"suja" vale 100 pontos e os jogos que não chegaram a formar canastra
valem apenas a soma dos pontos de suas cartas. Na canastra suja, o
curinga pode ser de naipe diferente do restante das cartas.
Existem variantes, e muitos jogos permitem as canastras de ás a Rei e de ás a ás.
Para chegar ao máximo de pontos são jogadas várias rodadas, sendo que em cada rodada os dois maços são embaralhados e a cada rodada uma pessoa diferente dá as cartas (em sequencia, no sentido horário). Sempre inicia o jogo quem está a esquerda do jogador que deu as cartas. Na próxima rodada, esta pessoa dará as cartas.
- Como Jogar:
As
cartas devem ser embaralhadas por um dos jogadores. Então, o jogador à
sua direita faz o corte. Em alguns jogos o corte exato — 44 cartas, onze
para cada jogador — vale cem pontos, e o corte a menor causa a perda
cem pontos.
O distribuidor dá onze cartas para cada jogador. O jogador que cortou separa dois conjuntos de onze cartas, chamados de "morto", que serão colocados à parte. Toda essa distribuição deve ser feita com as faces das cartas para baixo, para que ninguém veja quais cartas estão sendo distribuídas. A sobra das cartas distribuídas é colocada no centro da mesa, empilhada, com a face para baixo. Caso haja sobra após separar o morto, ela deve ir para cima do monte.
O jogador que primeiro recebeu as cartas, chamado de "mão", compra (puxa uma carta) do monte no centro da mesa. Por se tratar da primeira jogada, pode ou não ficar com ela, mas é obrigado a descartar apenas uma carta, sempre virada para cima. O próximo jogador pode comprar a carta descartada ou comprar apenas uma vez do monte.
Sempre que houver mais de uma carta no descarte, o comprador é obrigado a pegar todas, devendo em seguida descartar uma das cartas que tiver na mão, ou deixar na mesa uma das cartas compradas. Quando houver apenas uma carta no descarte, caso esta seja comprada o jogador deve retornar à mesa uma carta diferente de sua mão.
Se o jogador comprar do monte, pode descartar outra carta ou a mesma carta comprada. Cada jogador deve obedecer a sua vez de comprar e só pode fazê-lo após o descarte do jogador anterior. Se for necessário baixar cartas, deve fazê-lo exclusivamente após a compra e antes do descarte.
Assim que as cartas de um dos jogadores acabar, seja por descarte ou por baixar jogos, ele deve pegar um dos mortos. Quando este mesmo jogador ou seu parceiro novamente estiverem sem cartas na mão, estarão "batidos", ou seja, encerram o jogo — mas só podem fazê-lo se tiverem ao menos uma canastra, que pode ser limpa ou suja, dependendo das regras acertadas.
Caso se acabem as cartas do monte, e haja um ou dois mortos não utilizados, cada um a sua vez passa a ser o novo monte. Quando finalmente todas as cartas do monte acabarem, o jogo pode seguir indefinidamente, contanto que cada jogador, na sua vez, tenha interesse de comprar o descarte. Se não o quiser fazer, o jogo acaba sem ninguém bater.
Não é permitido aos parceiros combinar jogadas, seja às claras ou por meio de sinais.
- Canastras:
Considera-se
"canastra limpa" um conjunto de sete cartas do mesmo naipe, em sequência contínua, sem uso de curinga.