quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Autoconhecimento - Sabedoria e liberdade para todos

  • Vamos e convenhamos, a vida não está nada fácil. Parece que a cada dia temos novos desafios para serem enfrentados e resolvidos.
A falta de emprego causa dificuldades financeiras, a violência causa insegurança e o caos das grandes cidades causa estresse. Como podemos continuar vivendo tranquilos, levando aquela vidinha que todos almejamos? Em minha opinião, o que devemos fazer é investir em autoconhecimento, pois somente ele pode nos ajudar em nossa caminhada, ao mesmo tempo que nos ajuda a evoluir humanamente. Se levarmos a vida de forma instintiva, como fazem os animais, não teremos escolhas, não evoluiremos a não ser para sobreviver.

E quando ocorrem grandes tragédias naturais como terremotos, tsunamis, desmoronamentos e incêndios, ou ainda tragédias como aquelas causadas pelos homens, como os atentados ou as catástrofes políticas e econômicas causadas pela corrupção e pelo tráfico, como aquela que estamos vivendo no Brasil, como faremos para ir adiante, superar os obstáculos e recomeçar esperando num futuro melhor?


As mídias nos inundam de imagens de pessoas desesperadas e em prantos por terem perdido um ente querido ou todos os seus pertences, e essas imagens são tantas que acabamos assistindo a tudo como que anestesiados. Eu me pergunto: Como farão essas pessoas para encontrar a força de recomeçar? Onde encontrarão o ânimo para poder dar 'a volta por cima', deixando para trás tudo aquilo que conquistaram? Neste caso, e em muitos outros, quando as desgraças improvisadas se abatem sobre inteiras populações, ou sobre famílias inteiras, vimos surgirem pessoas de coragem que conseguem, não somente dar a volta por cima, mas também ajudar os outros a se levantar, e fazem isso com um sentimento incrível de generosidade. De onde vem essa força?


Eu acredito que essas seja pessoas 'escolhidas'! A meu ver, os escolhidos não são aqueles que parecem bem-sucedidos, que estão sempre por cima, que têm poder e riqueza e que são tão valorizados em nossa sociedade materialista. Não. Eu acho que os escolhidos são aqueles que conseguem demonstrar calor humano, oferecer um ombro amigo, estender a mão e arregaçar as mangas para ajudar alguém a se levantar num momento de crise! Sim, esses são os escolhidos. Na realidade, trata-se de pessoas que possuem certamente um 'coração de ouro', são pessoas que  adquiriram uma consciência humana tão desenvolvida que conseguem pensar no 'outro' antes de pensar em si próprio e seguem sua vida sem questionar, seguindo a sua voz interior. Esses são seres bem educados que tiveram bons exemplos familiar e se tornaram, então, evoluídos em suas mentes.


A humanidade está atravessando um período crucial onde a modificação dos bons paradigmas educacionais familiares herdados no passado estão ruindo e a cada momento somos impelidos a por em cheque nossas convicções para mudar e 'recomeçar de novo'. A palavra "crucial" vem de "Educação" . Sem isto não evoluiremos nem como indivíduos e nem como coletividade. Precisamos resgatar a sabedoria dos  bons educadores que foi abandonada pela humanidade, pois sem à luz desses conhecimentos antigos, que nos abrirão a consciência, não poderemos reformular nossos conceitos, rever e modificar as nossas atitudes para ajudar a humanidade a evoluir, sem abandonar os bons princípios morais dos tempos áureos de nossos avós.


Nesse momento, em que um sentimento de pânico invade nosso coração, e diante dos noticiários mais pessimistas (ou talvez simplesmente realistas) não devemos esquecer que cada um de nós possui a possibilidade de efetuar a volta por cima!  


Todos aqueles que passaram ou estão passando por momentos difíceis, cruciais, ou até dramáticos, podem fazer essa mutação. Todos nós temos em nosso interior uma força vital que poderá nos guiar em nossas escolhas, de forma a agir com mais solidariedade, fraternidade, generosidade e compaixão. Essas podem ser qualidades muitas vezes desprezadas em nossa sociedade atual, mas quem quer evoluir humanamente não pode ignorá-las!


Invista no autoconhecimento que a vida e a tecnologia podem lhe oferecer e aproveite  com responsabilidade e trabalho. Esteja preparado!


Pesquise muito sobre  assuntos que te façam evoluir como ser humano, afaste-se dos ilusionistas, seja o mal político ou religioso pois, na sua maioria, só buscam os efêmeros bens materiais.