quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

ENGASGO - SALVE UMA VIDA EM CASO DE ENGASGO


  • O engasgo é uma manifestação natural do organismo humano, mas pode matar.
Nós engasgamos para expelir algum tipo de objeto ou alimento esteja obstruindo a passagem de ar pelas vias áreas. Embora ninguém goste de engasgar ele é um mecanismo de defesa do corpo.
 
O que ocorre na maior parte das vezes é que a epiglote, parte superior da laringe, começo da garganta, que funciona como um mecanismo de divisão do ar que vai para os pulmões e dos líquido e alimentos que vão para o estômago, fica entupida. Ou seja, em vez de ela separar o ar para ir para os pulmões acaba que um líquido ou um alimento obstrua sua passagem e começa a impedir ou dificultar a passagem de ar para a respiração.
 
Nesses casos em que o mecanismo de separação do ar e dos alimentos da epiglote falha o objeto acaba seguindo para a laringe e fica por bloquear a passagem de ar. Como mecanismo de defesa começamos a expedir rajadas de ar pela epiglote para fazer o objeto sair da laringe. Isso é, propriamente o engasgo.
 
Os engasgos podem ser bastante perigosos, em especial em pessoas idosas e em crianças. Mesmo em adultos a obstrução da laringe pode levar a morte por asfixia. Por isso é importante incentivar a pessoa engasga da tossir com força para expelir o objeto. Caso ela não conseguia fazer isso ela necessitará de ajuda de primeiros socorros para evitar que o pior aconteça. Um das técnicas para se fazer expelir objetos que bloqueia a laringe é a Manobra de Heimlich.
 
Nesse recurso de primeiro socorros deve-se posicionar atrás da pessoa que esta engasgada e abraçá-la na altura do estômago. 

O passo seguinte da manobra é dar empurrões para cima e para dentro, ao mesmo tempo. Fazendo com que o abdômen se comprima contra os pulmões e dessa maneira forçando uma rajada de ar para expelir o objeto de dentro da laringe.
 
Outros métodos para desengasgar pessoas são a traqueostomia, onde se perfura a laringe para possibilitar a entra de ar aos pulmões. Há também a ventilação mecânica, com uma mascara de ventilação auxiliar aos pulmões e a incubação endotraqueal, onde um tubo é introduzido na traqueia para facilitar a ventilação mecânica dos pulmões.