terça-feira, 27 de agosto de 2019

Alimentos naturalmente ricos em proteínas saudáveis

  • 14 alimentos veganos e vegetarianos ricos em proteínas
Veganos e vegetarianos não comem produtos de origem animal, isso você já sabe. Mas, talvez não saiba é quais alimentos são bons substitutos para a proteína animal, tão necessária à boa saúde e desenvolvimento, tanto físico quanto intelectual, do ser humano. Veja aqui algumas boas dicas de alimentos ricos em proteína, e algumas receitas pois, tudo tem a ver, também, com a maneira como os alimentos são preparados.
 

As proteínas são necessárias à alimentação humana pois são os blocos, tijolos, de construção do nosso organismo. No nosso corpo as proteínas ingeridas se quebram em aminoácidos, os quais são indispensáveis ao crescimento celular e renovação. Por outro lado, as proteínas têm um tempo de digestão mais longo do que os hidratos de carbono, nos ajudando a sentir saciedade por mais tempo contra menor ingestão de calorias. Você sabe que os produtos de origem animal são boas fontes de proteína para nós, humanos - estou falando de carne, ovos e iogurtes. 

Mas, também sabe que estas fontes são saturadas de colesterol e gordura trans, de cadeias complexas, que se acumulam no organismo, engordando, etc, quando se come muito.
 

Porém, existem alimentos de origem vegetal que podem te fornecer proteínas de boa qualidade em quantidade suficiente. É sobre estes que as alimentações vegetariana e vegana se fundamentam.
 

Uma informação básica é você saber que as mulheres adultas precisam de ingerir 46 gramas de proteína por dia, e os homens precisam de cerca de 56. Com esta informação você conseguirá decidir o que comer, sem medo de sofrer escassez de proteínas.
  • 1. Feijão verde ou ervilhas
As leguminosas são boas fontes de proteína vegetal. Veja, uma xícara de ervilhas verdes contêm aproximadamente 7,9 gramos de proteína, tanto quanto um copo de leite de vaca. Se você não gosta de ervilhas puras, ou não suporta feijão verde ou vagem, tente misturá-las com um molho pesto. Você poderá misturar ervilhas congeladas, pinhões torrados, hortelã fresca, azeite de oliva e queijo parmesão e comer com frutos do mar, por exemplo.
  • 2. Quinoa e outros grãos integrais
A maioria dos grãos integrais contêm uma pequena quantidade de proteína mas, a quinoa é super-rica neste nutriente. Um copo de quinoa contêm mais de 8 gramos de proteína de boa qualidade, fora os nove aminoácidos essenciais que o corpo necessita diariamente para ser saudável. Mas, note bem, este benefício tão grande você só obtém com a quinoa - outros cereais são bem mais pobres. A quinoa é muito versátil - pode ser adicionada a qualquer tipo de sopa, salada, arroz, torta ou mistura de vegetais. Durante o inverno, você poderá consumir quinoa cozida com açúcar mascavo e frutas, como um mingau. No verão, você poderá espalhar quinoa torrada sobre as saladas vegetais, ou bater junto com frutas para fazer uma bebida refrescante.
  • 3. Manteiga de nozes e amendoim
Todos os tipos de nozes e castanhas contêm gorduras e proteínas saudáveis sendo uma parte valiosa de uma dieta baseada em vegetais. Mas,  também são ricos em calorias - 28 a 29 gr de amêndoas, castanha de caju ou pistaches contém 160 calorias e 5 ou 6 gramas de proteína, isso corresponde a, mais ou menos, um punhado pequeno - se você escolher comer essas delícias assadas, se beneficiará muito pois, cruas muitas vezes são indigestas ou tóxicas. As manteigas preparadas com amendoim, nozes, amêndoas são uma boa opção mas cuidado com o excesso e também com os aditivos, prefira sempre as que são puras.
  • 4. Feijões
Há muitas variedades diferentes de feijão - preto, branco, vermelho, rosado, etc., mas uma coisa que todos eles têm em comum, são ricos em proteína. Duas xícaras de feijão, por exemplo, contém cerca de 26 gramas (quase o mesmo que um Big Mac, que tem 25 gramas!). Os feijões você deverá deixar de molho durante, no mínimo, 12 h para prepará-los com segurança e digestibilidade. Mais uma vez, não use nada com aditivos.
  • 5. Grão-de-bico
O grão-de-bico é uma leguminosa muito versátil, podendo ser consumida cozida, assada, torrada, em saladas ou purê, como o hummus, por exemplo. Ela contém 7,3 gramas de proteína em apenas metade de um copo, e também é rica em fibras e pobre em calorias. Como os feijões, o grão-de-bico seco precisa ficar longo tempo de molho antes de cozinhar. Tempere as leguminosas com ervas finas, como folhas de louro, sálvia, alecrim, que ajudam na digestão.
  • 6. Tempeh e tofu
Os alimentos feitos a partir da soja fermentada são algumas das mais altas fontes vegetarianas de proteínas: tempeh e tofu, por exemplo, contém cerca de 15 e 20 gramas por meia xícara, respectivamente. São alimentos muito nutritivos, equilibradores das funções orgânicas e que, por terem sabor neutro, podem ser misturados com uma enorme variedade de alimentos, tanto cozidos quanto crus.
  • 7. Edamame
Edamame é como se chama o cozido da soja em vagem, ou seja, a soja jovem e fresca. É um substituto poderoso pela quantidade de proteínas que contêm: o Edamame fervido, contém 8,4 gramas de proteína por meia xícara, pode ser servido quente ou frio e polvilhada com sal. É muito versátil podendo ser consumido em um lanche, aperitivo ou adicionado em saladas e massas.
  • 8. Folhas verdes
Vegetais não têm tanta proteína quanto as que existem em leguminosas e nozes mas, são ricos em antioxidantes e fibras, portanto, necessários à saúde do coração e do organismo em geral.
  • 9. Semente de Cânhamo
A semente de cânhamo é rica em óleos vegetais de boa qualidade e em proteínas  (10 gramas de proteína em 3 colheres de sopa) e você poderá adicioná-las a sopas, batidos ou molhos, no tempero de outros pratos, ou cozinhá-las junto com os legumes, ou na mistura de cereais. Da semente de cânhamo também se pode extrair o leite vegetal, muito suave e nutritivo.
  • 10. Sementes de chia
As sementes de chia são ricas em proteínas (4,7 gramas para duas colheres de sopa) e fibra vegetal solúvel. Também são altamente mucilaginosas o que quer dizer que você deverá tomar muita água junto com elas. Mas, é muito saudável, e gostoso, juntar sementes de chia às saladas, ao iogurte ou ao mingau de aveia, à granola ou aos sucos de frutas, ou deixá-las um tempo em algum líquido, inchando, até que assumam a textura gelatinosa de um delicioso pudim.
  • 11. Semente de gergelim, girassol e papoula
Em geral as sementes são ricas em proteínas e gorduras saudáveis mas, essas que menciono, de gergelim, girassol e papoula, são especiais. Para o mesmo volume, as sementes de girassol contêm mais proteínas do que as de gergelim e as de papoula, respectivamente 7,3 gr. para o girassol e 5,4 gr. para as outras duas. Misture as sementes em cada pão que fizer, tanto na massa quanto na cobertura. Também acrescente sementes à granola, ao mingau de cereais, às sopas, às saladas e mais onde quiser. As sementes são gostosas e saudáveis tostadas, salgadas ou cruas. Faça leites vegetais com elas, deixando de molho em agua na noite anterior.
  • 12. Seitan
O seitan é um excelente substituto da carne animal para aqueles que gostariam de deixar de comer carne mas que ao mesmo tempo sentem muito a sua falta. É feito com glúten de trigo, temperado com sal e ervas e contêm cerca de 36 gr. de proteína por cada meia xícara, mais do que qualquer tofu ou tempeh. Tem aparência de carne de pato e gosto de carne de frango e pode ser usado como substituto da carne em qualquer receita clássica de aves.
  • 13. Leite vegetal
Os leites vegetais são importantes alternativas para todos os que são intolerantes à lactose ou que não comem produtos de origem animal. Podem ser incorporados a qualquer tipo de dieta e podem ser feitos com uma infinidade de alimentos e sementes. Alguns têm sabor neutro podendo ser misturados com cacau ou frutas e outros têm sabor próprio sendo deliciosos puros. Não precisam ser adoçados.
  • 14. Cacau em pó sem açúcar
A semente do cacau é rica é proteína de ótima qualidade e fácil absorção portanto, o chocolate em pó, puro, sem açúcar (contêm 1 gr de proteína por colher de sopa) é uma opção muito boa para introduzir proteínas saudáveis à sua alimentação diária. O cacau em pó pode ser adicionado ao leite vegetal, adoçado com açúcar mascavo e tomado quente ou frio. Também pode ser acrescentado às receitas de pães e bolos e, veja só, à pipoca (pipoca polvilhada de cacau e pimenta).
Especialmente indicado para você:

  •  Sementes de girassol - Propriedades e como usar
Por serem muito baratas e acessíveis, há quem utilize as sementes de girassol para alimentar seus animaizinhos, em geral hamsters e esquilos. Mas veremos aqui que a semente do girassol possui nutrientes e propriedades que são muito benéficas para o nosso organismo, tais como muitas fibras e proteínas, deixando nossa vida mais saudável e equilibrada.
 

Como é muito fácil de encontrar, estando disponível o ano inteiro no mercado ou lojas de grãos, e também geralmente barata, a semente de girassol pode ser uma opção ideal na complementação da alimentação, especialmente para quem procura repor vitaminas ou mesmo proteínas.
  • Principais benefícios das sementes de girassol para nossa saúde
As sementes de girassol são uma grande fonte de vitamina E. Esta vitamina em nosso corpo auxilia na neutralização dos radicais livres que por sua vez danificam as estruturas moleculares, como as membranas do cérebro, das células e também colesterol. Isso faz com que a vitamina E proveniente da semente de girassol seja anti-inflamatória reduzindo sintomas dos mais diversos problemas, como artrite reumatoide, asma, osteoartrite e etc. A vitamina E também agirá diretamente na pele, reduzindo os problemas de envelhecimento precoce, por exemplo.
 

Além disso, as sementes de girassol são ricas em fitoesteroides que diminuem as chances de cancro e reduzem os níveis de colesterol alto ruim. Entre as sementes mais populares, a semente de girassol se destacou em pesquisas na amostragem de fitoesteroides, sendo cerca de 270mg de fitoesteroides a cada 100 gramas de semente de girassol.
 

São também capazes de reduzir as chances de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco, graças à sua concentração de magnésio. Como consequência da ingestão de magnésio das sementes de girassol, a pressão sanguínea diminui e a dor de cabeça é eliminada. É comumente utilizada para tratar enxaquecas. Devido ainda ao magnésio, a semente de girassol, assim como o sal amargo, ajudará no alívio do estresse, pois o baixo nível de magnésio é um dos resultados do estresse e repô-lo será eficaz na luta contra esta mazela quase social.
 

Por ser rica em fibras, a semente de girassol é indicada no tratamento de prisão de ventre ou constipação. Isso, consequentemente faz com que ela seja muito bem vista quando o assunto é perder alguns quilos, pois ajudará o intestino a funcionar melhor.
 

Como possui proteínas responsáveis pelo ganho de massa muscular, a semente de girassol também pode ser incluída na refeição de atletas ou mesmo de quem pratica exercícios físicos. Após o ganho da massa muscular, a vitamina E ajudará a recuperar a musculatura que é perdida durante o treino. Há também a presença de selênio que auxilia no ganho de massa, uma vez que é antioxidante.
 

Em geral, a cada 100 gramas de semente de girassol encontraremos 600 kcal, 20,0g de proteínas, 30,0g de fibras, 117,0mg de cálcio e 50,0g de gorduras totais.
  • Como consumir sementes de girassol
Atualmente é possível encontrar semente de girassol nos mais variados tipos de comércio e também das mais variadas formas. Embora muitas vezes comprá-las com casca seja mais barato, o mais aconselhável é comprá-las já descascadas, uma vez que tirar a casca pode ser muito dispendioso, além de tomar um tempo desnecessário. 

Caso se opte por descascá-las em casa por um motivo ou outro, aconselha-se a colocá-las em um triturador de alimentos ligando-o e desligando-o por menos de 1 segundo algumas vezes até que se perceba que as cascas foram todas abertas. Em seguida, basta jogar o conteúdo em uma vasilha com água fria que as cascas boiarão, facilitando assim a separação. Escorra bem as sementes separadas de suas cascas, deixe-as secar bem e conserve-as em um recipiente bem fechado.

Para consumi-las, além de poder usar sua criatividade, já que o sabor delas não tende a alterar o de outros alimentos, você pode utilizá-las como complementos de saladas verdes, sopas, risotos e massas. Se você quiser, pode misturar sementes de girassol aos ovos mexidos, garantindo assim um sabor incrivelmente singular.
 

Fica muito saboroso consumi-las com cereais no café da manhã também. Há também quem triture as sementes de girassol, sem as cascas, até formar um tipo de farinha.
 

A semente de girassol também pode ser consumida torrada, servindo como um ótimo aperitivo se adicionarmos sal ou mesmo limão. Já para os dias mais frios, é possível fazer um delicioso chá de semente de girassol, bastando ferver duas colheres de sopa de sementes de girassol torradas por 10 minutos, depois aguardar mais 20 minutos com o fogo desligado. É necessário apenas filtrar o chá e degustar.
 

Não há muitas contraindicações conhecidas, porém não deixa de ser importante que um nutricionista seja consultado antes de decidirmos adicionar a semente de girassol à nossa dieta. E não se esqueça que exagerar nunca faz bem.
  •  Sementes de linhaça: benefícios e contraindicações
https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/2887-sementes-linhaca-beneficios-contraindicacoes
  •  Abacate: porquê comer um por dia
https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/1286-abacate-porque-comer-um-por-dia
  •  10 alimentos e ervas que são verdadeiros antibióticos naturais
https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/36-10-alimentos-e-ervas-que-sao-verdadeiros-antibioticos-naturais
  •  15 RECEITAS VEGANAS: DA ENTRADA À SOBREMESA
https://www.greenme.com.br/receitas-saudaveis/3398-15-receitas-veganas
  •   CONHECENDO AS PRINCIPAIS DIETAS: VEGANA
https://www.greenme.com.br/alimentar-se/vegetariano-e-vegano/678-conhecendo-as-principais-dietas-vegana
  •   25 COISAS QUE UM VEGANO JÁ OUVIU PELO MENOS UMA VEZ NA VIDA
https://www.greenme.com.br/alimentar-se/vegetariano-e-vegano/878-25-coisas-que-um-vegano-ja-ouviu-pelo-menos-uma-vez-na-vida
  •    NOZES E AMENDOINS: MEIO PUNHADO AO DIA PARA NÃO FICAR DOENTE
https://www.greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/1976-nozes-e-amendoins-para-nao-ficar-doente
  •  Como plantar cenoura em vaso. Dicas práticas de cultivo!
https://www.greenme.com.br/como-plantar/4601-como-plantar-cenoura-em-vaso