- O ânimo tranquilo de um justo pode descobrir mais coisas que todos os sábios. (Sófocles )
“Quem espera que a vida Seja feita de ilusão Pode até ficar maluco, ou morrer na solidão. É preciso ter cuidado para mais tarde não sofrer. Toda pedra do caminho você pode retirar, numa flor que tem espinhos você pode se arranhar“ ...
Nos dias de hoje é muito difícil encontrar uma pessoa que viva bem. Quando se fala em viver bem as pessoas pensam que isto significaria ter dinheiro para comprar o que quisermos, ter um casarão, carros, bens materiais... Estão enganadas! Muitas pessoas têm muito dinheiro e tudo o que desejaram, porém não são felizes, pois sabem que viver bem não depende unicamente disso.
Viver bem é ter alegria, ânimo, paz de espírito, fazer aquilo que gosta, ser livre de preocupações e aborrecimentos. Se você acha que é impossível viver assim é porque não conhece a verdadeira paz interior. O que você conhece são ensinamentos errados tanto da mídia quanto de igrejas que ensinam as pessoas a viverem iludidas e sempre inconformadas.
Muitos estão cheios de problemas em suas vidas, mas não deixam de fazer mal nem de julgar os outros. Muitas pessoas tratam mal umas às outras, são orgulhosas, humilham e pisam os mais simples e por isso não conseguem conviver bem.
Hoje o que mais vemos no mundo é a falta de amor e respeito pelo próximo: as pessoas quando passam umas pelas outras, ao invés de darem “bom dia,” cumprimentarem-se, olham-se sisudos, com desprezo, como se um fosse culpado pelo sofrimento do outro. O ser humano anda com o semblante feio e isso é o reflexo da falta interna de amor-próprio. Amar primeiro a si próprio, o resto será apenas rastro de felicidade. Se você tem o coração cheio de raiva, rancor e inveja, como poderá ter um semblante bonito e olhar as pessoas com amor?
Por causa da falta de amor os seres humanos não se toleram mais; os casais vivem desunidos; os irmãos vivem brigando; os parentes se tornam os piores inimigos; os colegas são falsos e querem se aproveitar uns dos outros; as pessoas não têm paciência no trânsito, nas filas, em casa. Ou seja, em nenhum lugar as pessoas encontram paz ou se dão bem uma com as outras. Será que aprendemos isso em filmes e novelas?
SOMOS DOUTRINADOS, diretamente, pela MIDIA TELEVISIVA.
A tendência é que as coisas piorem ainda mais, pois as novas gerações se comportarão ainda pior, pois a corda sempre puxa a caçamba. Vemos jovens sem educação e respeito pelos mais velhos. Tipo: se uma pessoa idosa ou grávida entra no ônibus, não se levantam mais, como outrora, para ceder, voluntariamente, o lugar, simplesmente, debocham das pessoas, ou as ignoram. Até em desenhos na Tv já vemos alguns ensinando bullying, como se isso fosse engraçado e natural.
Nas escolas as crianças põem apelidos umas nas outras e já aprendem a desprezar umas as outras. Tudo isso é falta da educação que deveriam receber em casa, falta amor em seus corações. Mas como poderão ser boas pessoas se seus próprios pais são ignorantes, soberbos e sem educação? Não responda mal, seja qual for a situação, não xingue e não se aborreça. Conte até dez, é sempre preciso saber se controlar. Cumprimente as pessoas, não despreze ninguém. Se alguém precisar da sua ajuda, ajude sem esperar nada em troca. Se alguém te fizer algum mal, mesmo involuntariamente, não deixe sua natureza humana ter raiva dessa pessoa. Lembre-se que você também comete erros com os outros, mesmo sem querer. Não fale mal dos outros, não seja falso nem maltrate as pessoas, não seja grosseiro.
Se a nossa maneira de viver agrada aos outros é sinal que o profeta estava certo: gentileza gera gentileza. Absolutamente certo.
Muitos de nós vivemos preocupados com contas a pagar, pois não sabemos administrar nosso próprio dinheiro. Gastamos muito mais do que recebemos e por isso somos obrigados a pegar empréstimos com os outros ou com financeiras onde imperam juros muito altos. Mas alguém desesperado, nunca achará outra saída. Tivemos muita compulsão de comprar e acabamos gastando nosso suado dinheirinho com futilidades.
Compramos coisas, na maioria das vezes parceladas, passamos sufoco para pagar coisas que, daqui há algum tempo, nem usaremos mais, porém o que realmente precisamos comprar para nossa casa ou para nosso bem-estar, não compramos nunca.
Outros economizam tanto dinheiro, que vivem sempre fazendo contas e controlando cada centavo. isso faz surgir inflação e desencadear uma falsa crise nacional, pois, se ninguém investir, não haverá empregos para ninguém, daí surge a recessão. Isto faz com que soframos e vivamos preocupados, estressados, pensando que nosso dinheiro não vai ser suficiente para nada. Ledo engano.
Façamos girar novamente a roda presa da economia, invistamos para sermos investidos, apliquemos para sermos aplicados, trabalhemos para gerarmos trabalhos.
- Gentileza gera mais gentileza