terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Caminho - Caminhante não há caminho, O caminho faz-se ao andar.

  • Caminhante, não há caminho. O caminho se faz ao andar
 
  • Caminhante não há caminho, O caminho faz-se ao andar.
  • Ao andar faz-se o caminho 
  • E ao olhar-se para atrás, Vê-se a senda que jamais, Se há de voltar a pisar.  
  • Caminhante não há caminho, Somente sulcos no mar.
Ao longo da longa História da Humanidade, em diversos espaços geográficos e culturais, de oriente a ocidente, a vida e a existência humanas foram muitas vezes descritas como um caminho. Porquê? Talvez porque essa imagem, essa metáfora, seja uma das que melhor traduz e descreve a essência do desafio que é a nossa vida! 

Vida que é um espaço de tempo que temos que percorrer, cheio de obstáculos, umas vezes com muitas dificuldades, outras vezes com belos e felizes momentos. A vida descrita como um caminho, ajuda-nos a perceber que temos metas a alcançar, horizontes a atingir e dessa forma orientamos para eles a nossa caminhada de vida, sejam esses horizontes e objetivos de índole pessoal, profissional, familiar, social, político, religioso, desportivo, ou qualquer outro.
 
São os objetivos e os propósitos que  fazem da nossa existência um desafio permanente e que nos mantém ligados à vida, desinstalando-nos da passividade e da rotina, fazendo com que queiramos ir "mais longe".
 
A vida, como um caminho, não é apenas um deslocarmo-nos de um ponto físico e geográfico A, para um ponto de chegada B; também pode ser isso, mas é certamente muito mais. É passar de um estado inicial, no princípio do caminho, para um estado final, mais evoluído, quando chegamos à meta, após um processo progressivo de envolvimento e desenvolvimento da nossa pessoa, ao percorrermos esse caminho.