quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Xadrez - Dia internacional do xadrez no mundo


  • Dia 19 de novembro é comemorado o dia internacional do xadrez.  
O esporte milenar ganhou vários países e hoje é uma das mais praticadas modalidades. Vários países sabem demonstrar seu apreço pelo esporte no dia de sua comemoração. Na Rússia, país que institucionalizou o xadrez como prática escolar e intelectual, há várias festas em praças públicas onde o esporte é jogado durante o dia.

Em Portugal é lembrado o aniversário de Jose Raul Capablanca, homenageado que deu origem à data comemorativa do xadrez.  

No Brasil as festividades são restritas a algumas cidades do interior como Novo Hamburgo (SC) onde o centro do município é transformado em manifestação pública do xadrez. Várias escolas levam estudantes que podem participar de várias atividades simultâneas, torneios e discussões sobre a prática esportiva.

Em Cuba a estátua de Capablanca em Havana. O Xadrez em Cuba, como em alguns países do leste europeu (antiga Cortina de Ferro), é um dos principais programas educativos da máquina estatal e um dos esportes mais praticados. Sim, o xadrez é considerado esporte desde 18 de agosto de 1996, reconhecido pelo COI – Comitê Olímpico Internacional, com sua Olimpíada específica, que acontece a cada 2 anos, envolvendo mais de 100 países. O COI reconhece mais de 350 modalidades como esporte, mas menos de 50 entram no Programa Oficial da Olimpíada que conhecemos pela TV e Jornais. A razão talvez esteja na condição sócio econômica que os Jogos apresentam hoje em dia, orçado em bilhões de dólares e que naturalmente, precisa ter o retorno do capital investido o mais breve e seguro possíveis, contemplando modalidades mais “hegemônicas” e atrativas ao capital, mesmo que sejam de ultra-elite ou algo assim. Outra razão está na queda de braço Geopolítica que existe entre a FIDE (Federação Internacional de Xadrez, a FIFA dos enxadristas) e o COI, pois enquanto a primeira prefere manter o controle da Olimpíada de Xadrez e garantir seus dirigentes no poder, a segunda assente e deixa o xadrez fora do Programa Olímpico, mesmo que vez ou outra ficamos sabendo que durante uma ou outra Olimpíada sejam organizados partidas de exibição e até já houve anúncio que o Xadrez passou (ou passaria) a ser Esporte Olímpico, mas de concreto nada ainda. Outro caminho seria a adaptação da modalidade aos moldes da mídia, como bem fez o Vôlei e oxigenou seu status no mundo todo. Xadrez Gigante, relâmpago, dinâmico, com aparelhos sofisticados e softwares caríssimos podem alavancar e pavimentar a entrada do xadrez em eventos futuros e tornar mais palatável sua divulgação na grande mídia.
  • Palestra sobre Capablanca.
  • História do Xadrez

 O jogo de Xadrez - Regras do Jogo (completo)    


 Princípios estratégicos do jogo de xadrez


 A ESTRATÉGIA DOS CAMPEÕES DO XADREZ   


 Site Tabuleiro de Xadrez   


Downloads de xadrez