sábado, 7 de novembro de 2015

ALIMENTAÇÃO - Colcha de bertalhas

  • Bertalha é uma verdura rica em cálcio, fósforo e ferro.
A bertalha é uma planta bem parecida com o espinafre e é usada nas mesmas receitas. Suas folhas são verde escuras, carnosas e geralmente têm uma porta pontuda. Fica muito gostosa em saladas, refogados só com agua, sopas e omeletes.
A bertalha é uma verdura rica em cálcio, fósforo e ferro. Como contém poucas calorias, é recomendada em regimes de emagrecimento.
A bertalha fresca, boa para o consumo, tem folhas de cor verde bem escuro, tenras, limpas, sem manchas nem marcas de insetos. Não compre maços com folhas amareladas, murchas ou rasgadas, isso indica que a verdura foi colhida há muito tempo.
Um pequeno galho dessa planta colocado num copo com agua vai criar raízes em poucos dias, devendo, então ser plantada definitivamente na terra ou em vasos maiores. Pense na grande vantagem de não estar ingerindo agrotóxicos.
De preferência, a bertalha deve ser consumida logo após ser colhida, pois se deteriora com muita facilidade. Se quiser conservá-la por 2 ou 3 dias, embrulhe em papel ou plástico e guarde na gaveta de verduras da geladeira.
Evite fazer o famigerado refogado de óleo super saturado, como fazemos com as couves, arroz, feijão, etc. O cheirinho do alho e cebola queimando e super saturando de qualquer tipo de óleo faz com que, inocentemente, dia a dia, por anos a fio, consigamos ingerir quantidade viscosa e colante de óleo suficiente para entupir o grosso cano d´água das adutoras que levam agua às cidades, imagina então os finíssimos capilares cerebrais ou veias das pernas e do coração, sem falar no males que ocasionam aos rins, baço, pele e fígado, contribuindo para os famosos pneuzinhos das coxas e abdomes.
Você acha chic comer fora não imagina o que se passa nos bastidores das mais famosas cozinhas do mundo, sem falar nas grandes lojas americanas de produtos fritos, pense e descobrirá. Baseado neste mesmo assunto, imagina nestes botecos  "pés sujos" que você frequenta.
Não é de se estranhar o enorme caso de derrames, cânceres e infartos nos últimos 50 anos, depois que inventaram ganhar dinheiro fácil com essas porcarias viscosas. Melhor usar, em primeiro lugar, o óleo de coco caseiro, fácil de apurar. Se a preguiça for grande, faça como nossos bisavós, use banha ou manteiga pura. O mito do colesterol já foi desfeito, felizmente.
O índice de derrames e infartos nos anos 20 a 30 era quase nenhum. Com o refinamento e desnaturalização dos alimentos, para te iludir e faturar mais é que começamos a adoecer em larga escala, daí é que os hospitais não conseguirem dar mais conta do recado, pois, infelizmente, somos escravos reféns da televisão que nos entope de falsas informações, diuturnamente, seja ensinando-nos a comprar os venenos da indústria moderna, bem como, a famosa faculdade do crime, através dos maus exemplos dos noticiários locais e internacionais, impregnando a mente da maioria de despreparados menores pobres e sem educação que absorvem os exemplos, que para nós é mau, mas para esses tais, serve de incentivo e estímulo, pois, na cabecinha deles, se fizeram é por que está na moda e passam a fazer pelo país inteiro, alastrando-se, dia a dia mais o número crescente de crimes de toda natureza. Alguém está fazendo, apareceu na telinha, então, automaticamente, muitos despreparados e vítimas da pobreza de dinheiro e do próprio Estado ausente, absorvem em seus subconscientes a informação e, entre o repasse de um crack ou baseado, surgem as trocas das novidades televisivas, gerando o nefasto estímulo de ideias criativas, daquele tipo de vida e sobrevivência. Afinal, nem todas tiveram o bom acaso de nascerem de boa família e de ter bons estudos.
Todos sabem disso. Mas quem devia pensar no assunto e tentar mudar o rumo das coisas não o faz, seguem empurrando o carro com a barriga, é a lei do menor esforço.
O estresse, a má qualidade dos alimentos ingeridos e a falta de amor ao próximo, nunca pregada, mormente em péssimas novelas, fonte mor de maus exemplos, faz-nos assumir uma postura comportamental cada vez mais desumana, tendo como consequência a banalização da vida em prol da porca miséria desta inútil sobrevivência. Ah, estão anunciando mais um filme novo nacional, e toma-lhe assassinato, vingança e sangue. É bonito isso? É assim que desejamos formar uma futura humanidade de boa gente, honesta e ordeira? Chega de causar gente! Mão na consciência, senão viraremos todos zumbis sanguinários. A polícia não está aguentando mais, seremos,  obrigados a também matar para termos o mínimo de sossego em nossas ruas, trabalho e casas. Esse modelito de falseantes leis em defesa dos meliantes e desonestos está saturando nossas vidas e a bomba está prestes a estourar. Alguém já viu, pessoalmente, um estouro da boiada? Já estive bem próximo, em uma de minhas viagens por esse interiorzão do país, é amedrontador, sensação de impotência total. Agora imaginem um estouro de humanos, ocasionalmente, inteligentes, numa explosão coletiva de raiva, por não suportarem mais a pressão. Vai ser um ninguém nos acuda!
Por mais imbecis que pareçamos, não o somos de fato, somos apenas resilientes ao extremo, mas o que são os extremos senão o próprio fim? Uma verdadeira colcha de bertalhas.

  • COLESTEROL - Mito dos Mitos - Verdades Reais