quinta-feira, 22 de outubro de 2015

SAUDÁVEL - Ser louco é a única possibilidade de ser sadio nesse mundo doente.

  • Obra de ficção nada mais é do que a vida com as partes chatas cortadas
  • Lucidez que o mundo não entende
Eu já comentei isso em várias oportunidades mas é sempre bom repetir: parece que quem fala o que pensa ou a verdade parece louco (ou pessimista).
Basta dizer que você não se importa com o outro, ou que a caridade virou hoje não uma forma de cidadania ou de fazer política, mas sim de sobrevivência, que todos vão pra cima de você; te isolando, chamando de arrogante, orgulhoso e até indo para as vias de fato, com socos e ponta pés.
Erasmo já dizia em ''Elogio da Loucura'' as vezes é preciso ser louco para dizer o óbvio. No Rio de Janeiro, na década de 70, aqueles que tinham mania de perseguição diziam que viam câmeras para todos os lados... os loucos só eram (e são) os faróis de nossa raça.
Foucault falava: ''Nós não construímos hospícios para colocar os loucos, nós construímos hospícios para os que estão fora suponham que sejam normais''. Ser cristão parece ser, para mim, uma loucura razoável em um mundo tão doente como o nosso. No seu livro ''Uma loucura razoável'', Joaquín García Huidobro diz que cristãos não perderam o juízo, mas são simplesmente rebeldes, ainda que não o saibam.
Me lembro que Hamlet para dizer o que as coisas são, se fingiu de louco. Quando todos começam a falar a mesma coisa; quando todos começam a dizer que a corrupção no Brasil é só de um partido, quando todos começam a achar que a causa de seus problemas são os outros, quando o valor que eu tenho como pessoa está ligado ao meu celular e ao meu carro, quando parece que a felicidade é obrigatória, quando alguém diz que eu tenho que amar o outro mas detesta seu semelhante, quando temos que estabelecer burocracias para tudo, quando todos dizem que querem se entregar como pessoa humana a uma empresa para que ela cresça... ser louco é a única possibilidade de ser sadio nesse mundo doente.
As pessoas tem que notar que vivem em sociedade, mas sua coincidência é sua, seu projeto de vida é seu, que vai construir a vida que desejar, que o ''EU'' tem que ser as vezes mais imperativo que o ''NÓS''.
< por Igor Moraes da Silva> - http://imoraessilva.blogspot.com.br