sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Nutrição - Cartilhas de Nutrição do Ministério da Saúde


A epidemia de obesidade avança em todos os países, especialmente nos em desenvolvimento. Nessas nações, o número de adultos acima do peso ideal ou obesos praticamente quadruplicou nos últimos 30 anos, segundo pesquisa do Overseas Development Institute, um dos principais centros de estudos da Grã-Bretanha. Diante desse quadro, o relatório prevê um “grande aumento” de casos de infarto, de acidente vascular encefálico (derrame) e diabetes. E uma das principais causas do problema é o maior consumo de açúcar, de gordura animal e alimentos industrializados na dieta diária.
Para ter uma ideia, cada brasileiro consome 51 quilos de açúcar por ano, o que dá uma média de 4kg por mês, como mostra o documentário "Muito além do peso" (www.muitoalemdopeso.com.br). Muitas crianças brasileiras hoje não sabem diferenciar um pimentão de um rabanete, uma manga de um melão, e só querem saber de fast-food e produtos semiprontos e industrializados, pobres em nutrientes essenciais e ricos em açúcar, sódio e calorias vazias. Daí a necessidade urgente de mudança de hábitos, especialmente no que diz respeito à alimentação.
E o primeiro passo para essa mudança é se informar sobre o assunto. O Ministério da Saúde tem uma série de publicações (cartilhas, guias e manuais) com orientações práticas sobre alimentação saudável para todas as faixas etárias, em linguagem simples e com acesso para download.

  • Veja como se alimentar de forma saudável.
 DICAS SAUDÁVEIS
  • PORTAL DA SAÚDE

  •  Guia-Alimentar-para-a-pop-brasileira.7z