sábado, 1 de agosto de 2015

VENENOS NATURAIS - Chá de saquinho faz mal

(Dos males o menor: corto o saquinho com uma tesoura, despejo o conteúdo em um copo, 
coloco a agua fervente deixo vinte minutos, depois é só usar o coador)

  • Chá de saquinho faz mal
Responda rápido: Qual é a bebida mais consumida no mundo depois da água? Errou quem respondeu “Coca-Cola”! A resposta correta é: chá!
A cada dia que passa, os cientistas vem comprovando aquilo que nossas avós já sabiam: os chás tem excelentes propriedades para curar desde uma simples dor de barriga até prevenir câncer. E para quem está de dieta então? Alguns tipos podem dar um “up” no metabolismo.
  • Mas será que você sabe o que vem dentro do saquinho?
Uma pesquisa divulgada pelo U.S Pharmacopeial Convention, um laboratório independente norte-americano, revelou que diversos alimentos industrializados continham ingredientes que não estavam na lista. Sucos que se diziam 100% fruta vinham misturados com água ou outras frutas, azeites de oliva “extra virgem” misturados com óleos vegetais mais baratos…. Os temperos e os saquinhos de chá também entraram na mira do laboratório. Dentro deles foram encontrados desde talos (que não contém as mesmas propriedades benéficas) até grama comum!!!
Além dos aromatizantes artificiais e corantes químicos, aquilo que faz do chá de saquinho extremamente prático pode sabotar a nossa saúde. 
Hoje, a maioria é feita de papel (fibras vegetais) e para ficarem branquinhos e esteticamente “apresentáveis”, algumas empresas empregam o uso de substância chamada epicloridrina para alvejá-los.
A epicloridrina, em contato com a água, transforma-se numa substância comprovadamente cancerígena. Existem alguns outros tipos de clareamento, mas que também podem deixar resíduos, como a dioxina. Essa substância é absorvida pelas células de gordura do nosso corpo e pode permanecer entre 7 a 11 anos. A dioxina afeta o sistema hormonal e imunológico. O efeito dessa substância é ainda mais preocupante em mulheres grávidas, podendo afetar o desenvolvimento do bebe. Um estudo divulgado em 2003 pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, mostrou que não existem níveis seguros para o consumo de dioxina.
Até o fechamento desta matéria (sempre quis falar isso!) nenhuma empresa havia respondido meus emails sobre o processo de fabricação dos saquinhos. E eu não encontrei nenhuma marca no supermercado que falasse – na embalagem – sobre o tipo de saquinho utilizado. Assim que todas empresas tiverem respondido, farei um update deste post!
Enquanto isso, que tal fazer seu chazinho de forma mais saudável? A variedade “fora do saquinho” é muito maior e usando flores, folhas e até cascas você consegue extrair mais sabor e propriedades funcionais dos chás. E até onde eu sei a água demora o mesmo tempo para ferver, seja para fazer chá de saquinho ou chá de verdade. Então larga de desculpa! Tudo que você vai precisar é de um bom e velho coador!
  • http://santadieta.com.br/dicas/cha-de-saquinho/