- Consumir Jabuticaba é ser humano ...
A jabuticabeira pode ser cultivada em jardins, quintais, pomares comerciais e também em vasos, como planta ornamental.
Conhecida há mais de 400 anos, é 100% nativa do nosso país. Mas a beleza de uma jabuticabeira florida e cheia de frutos se estendeu para outras regiões e países sul-americanos. Trata-se de uma árvore de porte médio, podendo chegar até nove metros de altura, dependendo da espécie.
Mas, para plantar as sementes e vê-la dar frutos, é preciso ter paciência. Ela leva entre 10 e 15 anos para frutificar!
Tipicamente brasileira, possui benefícios nutricionais da polpa à casca; nutrólogo do Hospital Villa-Lobos explica por que ela é tão benéfica para a saúde.
Ela ajuda no controle da diabetes e no distúrbio intestinal, auxilia no combate ao colesterol, doenças cardiovasculares e diminui os riscos de desenvolvimento de câncer de colón. Longe de ser uma inovação dos laboratórios, é 100% natural e pode estar mais perto do que você imagina, mais precisamente no tronco ou nos ramos de alguma árvore. A jabuticaba - fruta tipicamente brasileira - pode ser uma verdadeira aliada da saúde, principalmente na primavera e no verão, época em que floresce. Cada parte da jabuticaba é rica em nutrientes diversificados. “A polpa da fruta contém ferro, fósforo, vitamina C e niacina. Oferece também carboidrato como fonte de energia e é rica em vitaminas e minerais”, explica o nutrólogo do Hospital Villa-Lobos, André Veinert.
Já a casca possui muitas fibras, entre elas a pectina, uma importante aliada no combate à diabetes. “Essa fibra contribui para que os níveis de açúcar no sangue sejam mantidos próximos da normalidade”, detalha o especialista. Recentemente, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) comprovaram que a fruta é capaz de reduzir em até 62% os níveis de açúcar no sangue. “A jabuticaba possui também uma boa quantidade de flavonoides, principalmente as antocianinas”, afirma o médico.
Ele explica que os flavonoides são compostos químicos com diversas ações metabólicas: anti-inflamatórias, anti-hemorrágicas e antialérgicas. Também ajudam a evitar o aparecimento de alguns tipos de cânceres e agem como antioxidantes, prevenindo a ação de radicais livres, o envelhecimento e morte celular precoces, diminuindo o risco de doenças crônico-degenerativas e cardiovasculares. “A fruta ajuda também no bom funcionamento intestinal pela ação das fibras da casca. Há também a vitamina C, que age como fator de proteção do sistema imunológico, além de ser importante na formação do colágeno”, diz o médico do Hospital Villa-Lobos. O colágeno é responsável por dar firmeza na pele.
Com relação ao ferro e ao fósforo presentes na jabuticaba, o nutrólogo explica que o ferro é importante na prevenção de anemias e o fósforo tem papel fundamental na saúde dos ossos e no metabolismo de energia. “O ideal mesmo é consumir o alimento integralmente para melhor aproveitamento dos nutrientes”. Vantajosa em cada pedaço pode ser ótima pedida para sucos, geleias e, principalmente, ao natural. Se for possível, direto do pé de jabuticabeira.