sexta-feira, 15 de maio de 2015

ALIMENTAÇÃO - Carambola pode prejudicar os rins.


  • Carambola pode prejudicar os rins
Carambola é uma fruta nutritiva, mas ela pode fazer mal à saúde, sabia? O Luis Carlos Leite enviou uma mensagem perguntando se a fruta é tóxica no caso de problemas renais. A resposta é “sim” e o Universo Jatobá te explica agora todos os motivos e cuidados.
A fruta é rica em vitaminas A, B e C. Além de cálcio, ferro, fósforo e antioxidantes, ela também ajuda a combater a febre e estimula o apetite. Mas, a carambola possui toxinas que atuam no sistema nervoso e que podem trazer danos para a saúde dos portadores de problemas renais. Veja qual é a diferença: quando uma pessoa normal ingere a fruta, a neurotoxina é absorvida pela digestão, filtrada pelo rim e excretada, sem nenhuma irregularidade. Entretanto, quando a situação é com alguém que já tenha problemas renais ou que tenha predisposição para isso, a absorção não acontece e as toxinas passam para o sangue e podem levar à morte.
Os efeitos podem surgir de duas a 12 horas depois da ingestão da fruta e vão depender da quantidade consumida, da predisposição do organismo, da quantidade de oxalato presente na fruta e também, do tipo da carambola. A toxina induz, ainda, a formação de cristais de oxalato de cálcio nos rins, as famosas pedras.
É bom lembrar que quanto mais doce e madura, menor será a quantidade do componente tóxico. Os principais sintomas são: soluços, vômitos, fraqueza muscular, insônia, distúrbios de consciência, agitação e convulsão, podendo levar à morte.
A carambola é uma aliada dos agricultores. Muitos plantam ao redor de pomares, em pontos estratégicos, para combater as moscas, que não chegam perto da fruta, ou seja, ela é um inseticida natural.
  • Problemas renais e a alimentação
Os pacientes com problemas renais devem ter cuidado redobrado com a alimentação e sempre buscar seguir as dietas propostas pelos especialistas.
Os alimentos ricos em potássio podem levar à fraqueza muscular, arritmias e até paradas cardíacas. Portanto, é bom evitar feijão, batata, soja, mandioca, mandioquinha, ervilha, ameixa preta, castanhas, chicória, cogumelo, beterraba, couve, banana, laranja, caldo de cana e água de coco.
Tem alguma dúvida ou sugestão? Envie para o Universo Jatobá.
Leia também