quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Ovos - Benefícios dos ovos de galinha numa alimentação saudável ...

  • Vejam o que Einstein disse a seu cozinheiro sobre isto ...
  • O que devemos saber sobre os ovos de galinha? Você consome muitos na sua alimentação? Não seria interessante conhecer mais sobre seus benefícios? Os ovos estão presentes em muitas receitas e é muito consumido por nós brasileiros. A maioria dos especialistas concordam que uma dieta que inclui ovos é saudável.
  • Dr. Fernando Gomes Pinto - Para não esquecer: anote os alimentos da memória 
No passado os médicos faziam advertências sobre o consumo de ovos por poder aumentar o colesterol, porém hoje os médicos sabem que os ovos também trazem muitos benefícios, desde que consumidos com moderação.
O Ovo é dividido em duas partes: a gema e a clara. A clara do ovo é riquíssima em albumina, uma proteína de origem animal que possui um ótimo aminograma e um alto valor biológico. A clara ajuda na reparação dos músculos e prolonga a sensação de saciedade por ser uma proteína de longa absorção. Já a gema do ovo, muitas vezes vista como a vilã do ovo, na verdade carrega com ela muitos nutrientes e é fonte de ferro, colina, ácido fólico, lecitina, biotina , antioxidantes, luteína, vitaminas B, E, entre outros.
Você é uma dessas pessoas que quando come ovo, separa a gema da clara e come somente a clara do ovo? Claro que se ingerida em grandes quantidades a gema não fará bem a sua saúde porém se de vez em quando você comer a gema de um ou dois ovos e nos demais apenas a clara, isto só fará bem a sua saúde.
  • O que devemos saber sobre ovos de galinha
  • Gema do ovo ajuda no desenvolvimento do cérebro
A gema do ovo é rica em colina, um elemento essencial da vitamina B, que está associada a uma melhor função neurológica e redução de inflamação. Ela pode ajudar a reduzir os efeitos da perda de memória em decorrência da idade avançada. Além disso, ela pode melhorar o resultado dos exercícios, manter bons níveis de colesterol ou apenas favorecer a saúde de seu fígado.
  • Ótimas proteínas
Quando se trata de qualidade de proteína, o ovo é um dos melhores alimentos para se consumir. Um ovo grande satisfaz 10% da necessidade diária de proteína de uma pessoa adulta. Toda a proteína encontrada em um ovo pode ser absorvido e utilizado pelo organismo, além de conter todos os nove aminoácidos essenciais, que são os aminoácidos que o seu corpo não é capaz de produzir por conta própria. Outra observação importante é que a proteína que tem no ovo trás resultados melhores de fortalecimento muscular do que proteínas de outras fontes.
  • A coloração da gema
A coloração da gema do ovo não influencia em nada seu valor nutritivo. Isto é apenas consequência da alimentação da galinha. Galinhas que são alimentados com grãos e gramíneas cheios de carotenóides têm gemas com coloração amarela mais vibrante, mas que não necessariamente significa uma gema mais nutritiva.
  • Coloração da clara
A idade do ovo influencia na coloração da clara. Quanto mais velho for o ovo mais branca será a clara.
  • Coloração do ovo
Há diferença dos ovos brancos e vermelhos? Não. O que diferencia a cor do ovo é a raça da galinha.
  • Validade do ovo
O ovo pode ser ingerido em até 3 meses após data da postura. Lembrando que o ovo deve estar em local fresco ou refrigerado para não estragar. Lembre-se de evitar comer ovo crú, como na gemada ou maionese, para evitar a salmonela.
  • Previne doenças oculares
Pesquisadores descobriram que pessoas que comem ovos todos os dias, reduzem o risco de desenvolver catarata, devido a luteína e zeaxantina que são encontrados em ovos.
  • Quantidade certa de gordura
Um ovo contém apenas 5 gramas de gordura e apenas 1,5 gramas dessa gordura é saturada.
Novos estudos mostram que, ao contrário da crença anterior, o consumo moderado de ovos não têm um impacto negativo sobre o colesterol. De fato, estudos recentes têm mostrado que o consumo regular de dois ovos por dia não afeta o perfil lipídico de uma pessoa e pode, de fato, melhorar.
  • Vitamina D
Os ovos são um dos únicos alimentos que contêm naturalmente a vitamina D. Essa vitamina é essencial na formação dos ossos e dentes, ela ajuda a emagrecer, fortalece o sistema de defesa do organismo, auxilia na prevenção e tratamento de doenças como a diabetes e a hipertensão e está associada a uma vida mais longa.
  • Previne câncer de mama
Os ovos podem prevenir o câncer de mama. Em um estudo, as mulheres que consumiam pelo menos seis ovos por semana reduziram o risco de câncer de mama em 44%.
  • Cabelos e unhas saudáveis
Ovos são saudáveis também para cabelos e unhas devido ao seu elevado teor de enxofre e grande variedade de vitaminas e minerais. Muitas pessoas acham que o seu cabelo cresce mais rápido após a adição de ovos à sua dieta, especialmente se eles foram previamente deficiente em alimentos que contenham enxofre ou B12. Se quiser saber mais sobre a saúde das unhas e cabelos, acesse nosso artigo 6 dicas para melhorar a saúde das unhas e cabelos!
  • Saciedade
Um estudo recente realizado por cientistas americanos mostra que os ovos tendem a satisfazer mais do que um pão no café da manhã, com um número igual de calorias. Isso porque os ovos têm gordura e proteína, que juntos aumentam a sensação de saciedade.
  • Contêm minerais
Os minerais encontrados nos ovos são o ferro, para ajudar na formação de glóbulos vermelhos, Zinco, para melhorar a imunidade, cálcio fortalece os ossos e dentes, fósforo, essencial para ossos e dentes saudáveis, iodo, necessários para a regulação de hormônios da tireóide, o selênio, que assim como a vitamina E, protegem as células da oxidação.
  • Conclusão
Agora quando formos comer ovos saberemos melhor o porquê da importância deles na nossa alimentação. Aqui em casa somos adeptos aos ovos na nossa alimentação. A maioria das nossas receitas vão ovos, preferencialmente a clara. Nos sentimos satisfeitos por um período de tempo maior e nos trás grandes benefícios para a nossa saúde.
  •   Ovo e coco são ótimos - Óleo é a pior coisa, depois do refrigerante.