segunda-feira, 29 de maio de 2023

Saúde Intestinal - o Início de Tudo ...

Como está o funcionamento do seu intestino? Se você não costuma prestar muita atenção no seu hábito intestinal ou no aspecto das suas fezes, é melhor pensar sobre o assunto. Isso porque há evidências científicas de que a flora intestinal protege o organismo contra infecções e doenças. Além disso, um intestino saudável influencia no peso e na resistência à insulina.
A flora intestinal, também chamada de microbiota, é composta por várias espécies de micro-organismos, que são responsáveis por diversas funções, incluindo a digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes. Isso está diretamente relacionado com uma boa saúde.

Estudos recentes, como o publicado na revista “Arquivos Brasileiro de Endocrinologia e  Metabologia”, mostram que o tipo da dieta é capaz de mudar a flora intestinal e favorecer uma resposta inflamatória. Segundo o estudo, uma alimentação rica em gordura favorece a absorção de uma substância, que provoca inflamação e resistência à insulina.
Para manter a flora intestinal saudável é preciso se alimentar corretamente, ou seja, comer frutas, verduras, legumes, beber água, investir nos alimentos integrais e reduzir a quantidade de gordura e açúcar da alimentação. Além disso, é recomendado também consumir os chamados alimentos probióticos e prebióticos.
Os alimentos probióticos são suplementos alimentares que contêm micro-organismos vivos que favorecem a saúde, quando consumidos em quantidades adequadas. Os benefícios acontecem, principalmente, no intestino, tanto na melhora do funcionamento intestinal, quanto na melhora da absorção de nutrientes e na prevenção e controle de infecções intestinais.
Algumas pesquisas mostram ainda que os probióticos melhoram a digestão de pessoas que têm intolerância à lactose, reduzem o nível do colesterol, o risco de desenvolver câncer de intestino, assim como diminuem a hipersensibilidade a alergias.
Os probióticos podem ser encontrados em leites fermentados, iogurtes, entre outros produtos. Os micro-organismos do “bem”, presentes nos alimentos probióticos, estimulam o bom funcionamento do intestino, principal porta de entrada dos nutrientes, como vitaminas e minerais. Os probióticos ajudam a aumentar as benéficas e a diminuir as bactérias do “mal”.
Quando a flora intestinal está saudável, a absorção dos nutrientes pelo intestino é mais eficaz, o que consequentemente melhora a saúde como um todo. Para ter todos esses benefícios, o consumo dos probióticos deve ser diário. Os mais conhecidos são os lactobacilos e as bifidobactérias, encontrados em leites fermentados e iogurtes.
Além disso, é preciso combinar a ingestão dos probióticos com os prebióticos. Os prebióticos são fibras alimentares não digeríveis pelo estômago. Quando vão para o intestino, acabam incentivando a proliferação das bactérias do bem, as probióticas. Os prebióticos mais conhecidos são os fruto-oligossacarídeos (FOS) e inulina.
Os prebióticos são encontrados em alimentos in natura como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel, chicória, cebola, aspargo e alcachofra.
Os prebióticos são excelentes para a saúde, pois ajudam a fortalecer o sistema imunológico, além de melhorar a função intestinal e reduzir a absorção de gorduras a açucarares. O consumo também deve ser diário.

  • Agora você já sabe, cuide melhor do seu intestino para melhorar a sua saúde!