- Influencia dos pais (fonte)
- Os pais exercem influência em nossa personalidade?
- PSICÓLOGO: Nossa personalidade é o resultado da influencia de: Genética, ambiente, e você mesmo.
Ambiente: Aí entra com muita força a influência dos pais. Tudo o que eles ensinaram de forma intencional ou não, falando ou demonstrando, vai formando a sua personalidade. Mas não só os pais, tudo o que você vive na primeira infância, principalmente, é muito importante para a formação da sua personalidade, então professores, tios, colegas, todos tem importância.
E por fim você mesmo: Ou seja, por mais que tenha vivido desta ou daquela forma, a sua cabeça tem uma boa independência. Ou seja, as sua conclusões, interpretações, percepções são individuais e você tem boa dose de responsabilidade pelo que se tornou.
OUTRAS PERGUNTAS REFERENTES AO TEMA: ORIGENS DOS PROBLEMAS EMOCIONAIS
Porque tantos problemas psicológicos atualmente?
- É o mundo caótico?
Esses problemas já existiam mas ninguém prestava atenção?
- PSICÓLOGO: Ansiedade , depressão e cia... sempre existiram.
- Por que na época dos nossos antepassados, não se ouvia falar em " Síndrome do Pânico " "Depressão" " Transtorno obsessivo compulsivo "
- PSICÓLOGO: O que não existia era o nome da coisa. O sofrimento humano existe desde que o homem existe. Graças aos cientistas que o entendimento vem se aprimorando cada vez mais, assim como os tratamentos medicamentosos e psicoterapêuticos.
Por que uma Pessoa Fica Doida?
- PSICÓLOGO: Muitas vezes porque a natureza quis.
a - Porque uns tem olhos azuis e outros castanhos?
b - Porque as pessoas nascem carecas, ficam cabeludas de depois perdem novamente os cabelos (se for um homem)?
c - Porque tem gente que nasce com uma habilidade danada pra tocar piano?
- Mas a gente só se questiona quando o resultado da aleatoriedade da natureza não é o que gostaríamos.
A razão de nossas neuroses pode estar no passado?
- PSICÓLOGO: Você se refere a origem de nossas dificuldades, inseguranças e ansiedades de hoje.
- Entrevista cedida pela psicóloga Marisa de Abreu para Jornal da APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas
- Amor de pai
- Psicóloga: A personalidade de cada pessoa é composta tanto por herança genética, como as informações recebidas das pessoas próximas mas também tem uma boa dose da própria pessoa, ou seja, independente da forma como a família seja ou ds informações que recebeu cada pessoa tem sua própria expressão.
Qual a importância da figura masculina (paterna) no desenvolvimento dos filhos?
- Psicóloga: O pai costuma ser aquele que mostra aos filhos como ser proativo, como ir atrás de suas metas. O homem costuma ser o provedor e esta posição dá exemplos de comportamento aos filhos quanto a responsabilidade e comprometimento com a família. Uma criança que tenha recebido estas informações, mesmo ninguém tenha dito a ela que ele deve ser responsável, apenas ver a postura do pai e preocupação em estar empenhado no bem estar da família já transforma esta criança.
- Psicóloga: A falta de amor pode fazer com que a criança se sinta menos merecedora de atenção. Se esta falha não for superada, a psicoterapia pode ajudar neste processo, esta pessoa poderá crescer e se tornar uma pessoa depressiva e sem motivação, entusiasmo e empenho para conquistar coisas boas em sua vida como por exemplo um bom emprego e uma família estruturada.
- Psicóloga: A falta de amor pode provocar muitas consequências. Para algumas pessoas pode até ser produtivo, pois nada impede que uma pessoa que não teve amor de seus pais decida compensar em sua vida adulta e promover o máximo de amor entre as pessoas com quem formar novas famílias.